• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias

18/11/2019

Escritórios Regionais do Paranacidade recebem orientação para a implantação do Programa Ilumina Paraná

Técnicos dos Escritórios Regionais do Serviço Social Autonômo (Paranacidade), vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU), participaram da teleconferência, na tarde desta segunda-feira, 18, quando foram detalhados os procedimentos para a implantação do Programa Ilumina Paraná, de melhoria da eficiência energética, a partir da substituição de luminárias convencionais por luminárias de LED.

O objetivo é viabilizar para as Prefeituras o uso da tecnologia para melhorar a segurança nas Redes Públicas de Iluminação e, ao mesmo tempo, reduzir os gastos com energia. Durante a teleconferência foram abordados o encaminhamento necessário e a documentação a ser apresentada pelas Prefeituras para a liberação de recursos financeiros pelo Sistema de Financiamento dos Municípios (SFM) e viabilizar os projetos.

DESCARTE - O descarte do material a ser retirado foi um dos pontos abordados. A Prefeitura que aderir ao Ilumina Paraná não poderá fazer o reaproveitamento dos conjuntos antigos de luminárias, uma vez que o reuso corresponderia a não redução dos custos com energia. Dessa forma, as empresas que vencerem as licitações para fazer a troca ficarão responsáveis também pela destinação das luminárias velhas, com a obrigatoriedade da apresentação do certificado de descarte.

Pela teleconferência, os técnicos do Paranacidade esclareceram dúvidas sobre essas questões. Dessa forma, eles poderão orientar os Departamentos de Projetos das Prefeituras sobre as exigências, processos e prazos definidos no Programa.

 

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.