• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias

07/02/2020

Programa do Governo do Paraná é apresentado em evento da ONU nesta segunda-feira, 10

O Programa Ruas do Paraná, que propõe a requalificação das Vias Urbanas dos Municípios, com conceitos de acessibilidade, mobilidade, eficiência energética na iluminação pública, saneamento e urbanização, está entre as cinco propostas selecionadas, entre as 97 concorrentes de diversas partes do mundo, para apresentação no WUF10 – Fórum Mundial de Urbanismo, nesta segunda-feira, 10, em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos.

Realizado pela UNOHabitat, Agência da Organização das Nações Unidas é voltada à promoção do desenvolvimento urbano. A apresentação do Programa Ruas do Paraná,  do Serviço Social Autônomo  (Paranacidade, vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas  - SEDU)  será feita pelo analista de Desenvolvimento Municipal do Paranacidade, David Piovezan Pierin.

O ‘Ruas do Paraná’ visa melhorar os Projetos de Infraestrutura Urbana ao estabelecer padrões para o seu desenvolvimento. Entre esses parâmetros estão o uso de tecnologia de ponta na implantação de sistemas de distribuição de energia elétrica e de iluminação, para promover maior eficiência energética; a garantia de acessibilidade, com a implantação de rampas e passagens elevadas; a preocupação com a sustentabilidade e o meio ambiente, com a aplicação de pavimentos permeáveis e espaços para o ajardinamento e o escoamento natural da água da chuva; e da implantação de galerias pluviais, sistemas de drenagem e de saneamento, além da preocupação com a mobilidade, ao reservar espaços para o tráfego de veículos e para ciclovias.

O Programa Ruas do Paraná deverá ter sua Plataforma de Modelos e Informações completa até o final do ano de 2020, o que inclui um Projeto Piloto com o início de sua implantação previsto para o segundo semestre. A partir de meados de 2021, com a conclusão das análises dos resultados do Projeto Teste, o Programa será aberto para todos os Municípios do Estado. O ‘Ruas do Paraná’ foi inteiramente desenvolvido por técnicos da SEDU/Paranacidade.

O WUF tem como objetivos melhorar o conhecimento coletivo sobre o desenvolvimento sustentável e promover o intercâmbio das melhores práticas. Durante a edição deste ano, está previsto o lançamento de uma Plataforma para facilitar o acesso a investidores a Projetos de Desenvolvimento Urbano. Entre os participantes estão técnicos e gestores públicos e investidores de diversas regiões do mundo.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.