• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias

02/04/2020

Paranacidade se prepara para adotar tecnologia BIM a projetos de construção civil

Técnicos do Serviço Social Autônomo (Paranacidade), vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU), estiveram reunidos na manhã desta terça-feira, 1º, por videoconferência para discutir os termos da minuta do Plano de Implantação do BIM, destinado à elaboração e análise de projetos de construção, próprios ou encaminhados pelas Prefeituras paranaenses, e que são viabilizados pelos Sistemas de Financiamentos autorizados pela Secretaria e por recursos do Tesouro do Estado.

BIM é a sigla em inglês para Building Information Modelling ou Modelagem da Informação da Construção e o seu uso está estabelecido em Legislação Federal e pelo Decreto 9983/2019, assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. A aplicação da tecnologia permite o cruzamento de dados constantes nos diversos projetos (hidráulico, elétrico, estrutural, entre outros) que compõem um projeto de construção. “A grande vantagem do BIM é que, ao juntar em um software todos os projetos, é possível se perceber com facilidade quais correções precisam ser feitas, antes mesmo de iniciar a obra”, explica o Analista de Desenvolvimento Municipal, Geraldo Luiz Farias, que participou da discussão. Os resultados são menor custo e maior velocidade na execução da obra.

De acordo com a determinação do governador, os Órgãos Públicos Estaduais deverão estar aptos para operar com o BIM a partir de 2022. A reunião foi mais uma etapa no processo de adesão à tecnologia.

Participaram da videoconferência o superintendente executivo do Paranacidade, Álvaro Cabrini, e os Analistas de Desenvolvimento Municipal Roberta Gonçalves, do Escritório de Maringá; Glauco Pereira Junior, Helio Marzalek, Fernando Caetano, David Pierin e Geraldo Luiz Farias, do Escritório de Curitiba. Todos trabalham em casa, em atenção às recomendações de combate ao coronavírus.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.