• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias

10/08/2020

Municípios aprimoram sua capacidade técnica com apoio do Paranacidade

O grande número de projetos aprovados, em execução ou em análise, para o apoio ao desenvolvimento urbano dos 399 Municípios paranaenses mostra a boa relação entre os departamentos técnicos das Prefeituras e do Serviço Social Autônomo (Paranacidade, vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas - SEDU). Apenas pelo Escritório Regional de Maringá, no período pós 18 de março (quando teve início o trabalho remoto), foram realizados 111 procedimentos de medições, beneficiando 66 Municípios com a liberação de R$ 29.803.979,75 para a continuidade de diversas ações, como aquisição de veículos e equipamentos rodoviários, obras de pavimentação, recapeamento ou construção de estruturas para segmentos do esporte, saúde, educação ou administração Municipal.

De acordo com o gerente Miro Falkemback, a performance é resultado da atenção dos técnicos do Paranacidade aos processos de análise, encaminhamento e medições; mas também pela melhoria na capacidade técnica nos departamentos que cuidam dos projetos nas Prefeituras. “Fazemos um atendimento personalizado, de orientação ponto a ponto para apresentar quais são os itens que precisam ser alterados ou corrigidos para que os projetos se enquadrem nos critérios de elegibilidade. Como a atenção é permanente, os técnicos municipais também melhoram o seu desempenho e apresentam projetos mais elaborados, com menores índices de correções. É um ganho que se reverte em benefício para as Prefeituras, que conseguem aprovar suas iniciativas em menor tempo”, explica.

Entre os itens fundamentais para a elaboração de um bom projeto está o domínio da legislação estadual e do Município. O técnico, ao elaborar uma solicitação de recursos para determinada obra, precisa considerar as previsões contidas no Plano Diretor Municipal (PDM), e ter o conhecimento sobre a elaboração de Projetos de Fiscalização de Obras, para identificar a capacidade de endividamento do Município e a elaboração do processo licitatório.

“O ideal é que os técnicos municipais dominem todo o processo. Nesse sentido a capacitação nas Prefeituras vem melhorando, mas o ritmo acelerado dos dias de hoje exige uma verdadeira mudança de cultura. O conhecimento será cada vez mais importante para quem quer oferecer à população respostas rápidas com projetos de qualidade e transformadores”, enfatiza.

 

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.