• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias

15/09/2020

Paranacidade renova compromissos com o Pacto Global

O Serviço Social Autônomo (Paranacidade, vinculado à Secretaria do Desenvolvimento e de Obras Públicas - SEDU), renovou por mais dois anos os seus compromissos com o Pacto Global, da Organização das Nações Unidas (ONU), que propõe a adoção, nas atividades corporativas, de 10 princípios para a garantia dos Direitos Humanos: o desenvolvimento de políticas não discriminatórias no Trabalho; a defesa do Meio Ambiente, com a adoção de normas em favor do consumo sustentável e do uso responsável dos bens naturais; e o Combate à Corrupção. A entrega do Comunicado de Engajamento (COE) aconteceu de forma remota, pelo site do Pacto Global Nova Iorque, no início deste mês de setembro, juntamente com o relatório de atividades já realizadas.

A adesão ao Pacto Global aconteceu quando o atual governador Carlos Massa Ratinho Junior respondia pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano (SEDU) e pela superintendência do Paranacidade, no mesmo período em que teve início a implantação do Programa de Compliance na Instituição. Desde o mês de janeiro de 2019, a iniciativa, que garante a gestão pública de acordo com as boas práticas, passou a ser implantada também em toda Administração Pública Estadual e é um dos destaques entre as ações relatadas, além do registro da orientação das atividades de acordo com a Agenda 2030 e os seus Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs), também da ONU.

GARANTIAS - As medidas para enfrentar as dificuldades geradas com a pandemia do novo Coronavírus aparecem como ações que garantiram a prestação dos serviços. Com rápida adaptação, o Paranacidade passou a trabalhar de forma remota, com melhorias de produtividade e a continuidade nos processos de medições de obras e ações – o que, na prática, significou a análise, aprovação, acompanhamento das fases de execução e o pagamento dos fornecedores; a manutenção e a criação de postos de trabalho e a movimentação da economia.

O desenvolvimento e implantação do Portal dos Municípios; a publicação de um site com informações sobre a Agenda 2030, que conta com a adesão de 359 Municípios paranaenses, o calendário de ações e a medição dos resultados alcançados também constam no relatório. O COE registra, ainda, o compromisso assumido pela Companhia de Habitação do Paraná (COHAPAR), além das ações desempenhadas pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico (CEDES) para a implementação da Estratégia Paraná de Olho nos ODSs, junto às demais vinculadas à SEDU: a Coordenadoria da Região Metropolitana de Curitiba (COMEC), a Paraná Edificações (PRED) e o Conselho Estadual das Cidades do Paraná (ConCidades / PR).

COMO PARTICIPAR – A adesão ao Pacto Global está aberta a qualquer Instituição com personalidade jurídica. Ou seja, não se limita a entidades governamentais. Empresas e organismos do terceiro setor também podem formalizar o seu compromisso com os princípios propostos pela ONU. Para maiores informações, acesse o link: https://www.pactoglobal.org.br/como-aderir

O COE do Paranacidade pode ser acessado no site do Pacto Global, no endereço https://www.unglobalcompact.org/participation/report/cop/create-and-submit/detail/442675

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.