• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias

24/05/2021

SEDU e CEDES atuam pela Adesão de Municípios aos ODSs da ONU

A Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU) e o Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (CEDES) fazem ação conjunta para estimular os prefeitos dos 399 Municípios do Paraná a aderirem aos princípios dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). “O Governo do Paraná, a SEDU e suas vinculadas orientam seus trabalhos de acordo com os ODSs e as populações das cidades têm muito a ganhar com esse alinhamento também pelos 399 Municípios do Paraná”, enfatiza o secretário da Pasta, João Carlos Ortega.

A ideia é obter dos prefeitos a assinatura do termo de adesão aos ODSs e, dos Municípios que já aderiram em gestões anteriores, a confirmação pelas administrações atuais. Em ofício, é solicitada, ainda, a nomeação de um representante municipal para atuar na internalização e disseminação de informações.

COMPARTILHAR - Após as indicações, serão realizadas ações para sensibilizar, compartilhar e conhecer quais ações municipais, em andamento, estão vinculadas aos ODSs; verificar sobre a inclusão nos Planos Plurianuais; identificar quais medidas já estão dirigidas a tornar as cidades sustentáveis e inclusivas; conhecer os principais indicadores sociais e possibilitar a inclusão de experiências no Banco de Boas Práticas vinculados aos ODSs. Os dados devem ser enviados para [email protected]. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (41) 3350 3360.

No Paraná, a responsabilidade pela implantação é do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico - CEDES - e em conjunto com o Serviço Social Autônomo Paranacidade, vinculado à SEDU. O Governo do Paraná contava, até dezembro de 2020, com a participação de 359 Municípios. A iniciativa acontece em decorrência de mudanças de gestão Municipal, após as eleições do ano passado.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.