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12/07/2021

Pavimentação em concreto é opção para elevar qualidade de vida nos Municípios

O secretário do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU) e, ainda, superintendente do Paranacidade,  João Carlos Ortega, mais a diretora de Operações do Paranacidade, Camila Mileke Scucato, e o analista de desenvolvimento Municipal do Paranacidade, Luiz Antonio Xavier da Silveira, fizeram vistoria da obra de pavimentação com concreto, em execução no Município de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba. “Essa modalidade é mais uma opção para os Municípios na decisão de ações que elevam a qualidade de vida da população. Tem custo competitivo, pelo maior tempo de uso e menor manutenção quando comparada com a pavimentação asfáltica. Até agora, apenas Curitiba tem pavimentação em concreto, O exemplo de Fazenda Rio Grande pode ser adotado por muitos Municípios do Paraná”, enfatiza Ortega.

A diretora do Paranacidade chama a atenção dos prefeitos para que considerem a pavimentação em concreto como “uma opção econômica e de boa qualidade para a pavimentação de vias urbanas. Com este projeto é possível comprovar a viabilidade e as vantagens em relação a outros tipos de pavimentação. O concreto é extremamente durável, o que gera custos menores de manutenção”, assegura Camila.

De acordo com a diretora, espera-se que outras cidades passem a adotar essa tecnologia.  “Pois, estudos mostram que a manutenção na pavimentação em concreto é prevista para até  depois de 20 anos da obra concluída, enquanto com o asfalto, essa expectativa é de 10 anos ou menos, em alguns casos”, argumenta Camila.

BENEFÍCIOS - A obra visitada é realizada na Rua Matinhos, uma via local, na Sede do Município, viabilizada com a liberação de R$ 527.267,44 do Programa de Transferências Voluntárias da SEDU, com operação do Serviço Social Autônomo Paranacidade. De acordo com Luiz Antonio Xavier, é adequada às dimensões e uso da via.

“A tecnologia traz vantagens como maior segurança, uma vez que o piso claro melhora a visibilidade no período da "noite. Durante o dia, por ser um pavimento claro, absorve menos o calor do sol, o que gera menor aquecimento do espaço urbano. Além disso, por essa rua passam diversas linhas de ônibus e esse tráfego mais pesado é suportado com vantagens pelo piso em concreto”, afirma o técnico, que também é engenheiro civil.

A conclusão da obra está prevista para os próximos 90 dias. O projeto inclui a pavimentação de 2.600,06 m², os serviços preliminares como ensaios tecnológicos, terraplenagem, base e sub-base, drenagem; revestimento, meio fio e sarjeta; serviços de urbanização e implantação de sinalização de trânsito.

 

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