• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias

27/04/2020

Técnicos do Paranacidade participam de treinamento sobre pavimentação em concreto

O uso do concreto para a pavimentação de vias urbanas pode apresentar vantagens, em relação à pavimentação asfáltica, dependendo das características e do uso das ruas. O sistema mostra competitividade em itens que vão da economia na construção à maior segurança para motoristas e pedestres, em um piso que possibilita a frenagem em menores distâncias. Economia de combustíveis pela frota circulante e redução das ilhas de calor são os benefícios apontados pelos defensores do sistema. Para conhecer mais o processo, engenheiros, arquitetos, técnicos e analistas do Serviço Social Autônomo (Paranacidade), vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU), participam nesta quinta-feira, 30, de um treinamento sobre o tema.

Para as administrações municipais, a sua utilização poderá trazer ganhos, como obras de pavimentação mais baratas, mais seguras e duradoras. A recomendação de sua aplicação, no entanto, pode variar de acordo com o tipo de tráfego a que a via se destina, ou ainda, as condições geográficas ou climáticas de cada local. “Quando um prefeito decide por uma obra de pavimentação, deve observar todas as opções disponíveis e analisar qual processo trará mais benefícios à população”, adverte a diretora de Operações do Paranacidade, Camila Mileke Scucato.

O objetivo do treinamento desta quarta é capacitar o corpo técnico do Paranacidade, para que possam orientar os gestores e engenheiros municipais em relação ao uso da tecnologia. O treinamento, pelo gerente da Regional Sul da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), o engenheiro Alex Machio, terá início às 9 da manhã e será pelo sistema de videoconferência.

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.