• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias

29/04/2020

Paranacidade tem Plano de Integridade concluído

A Controladoria Interna (COI) do Serviço Social Autônomo (Paranacidade, vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas – SEDU), venceu mais uma etapa do Projeto de Implantação do Compliance na instituição com a aprovação da matriz de responsabilidades junto à Controladoria Geral do Estado (CGE) e a consequente conclusão do Plano de Integridade. “O esforço para dar continuidade aos trabalhos permanece igual, mesmo depois do período de isolamento social determinado pela crise do coronavírus. Dessa forma, poderemos entregar o documento ao Superintendente Executivo, Álvaro Cabrini, já no mês de maio”, explicou o controlador geral, Rafael Felipe Lucas.

A implantação de programas de Compliance está entre as diretrizes do governador Carlos Massa Ratinho Junior e é executado com a orientação da CGE em todos os Órgãos da Administração Estadual. Entre seus objetivos estão o de reunir métodos e técnicas para a prevenção e a descoberta de práticas irregulares, ou ilegais, no serviço público. Sua aplicação promove ética, a honestidade e a legalidade nos processos internos e no relacionamento pessoal e institucional entre servidores, terceirizados, contratados e qualquer outro organismo público ou privado.

A Controladoria Interna do Paranacidade é responsável por assessorar a gestão de assuntos referentes ao Controle Interno e Externo e em relação à legalidade dos atos administrativos, como também pela promoção da transparência dos processos administrativos que envolvam contabilidade, patrimônio, tributação, pessoal, estoque, compras, obras e informática.

Outras frentes de atuação são a de tornar públicas as iniciativas da entidade, usando para isso o Portal da Transparência e links no site do Paranacidade, onde são publicados ações e contratos e as suas tramitações; a prestação de contas à população, ao fazer a interface com os sistemas do Tribunal de Contas do Estado; e monitorar a execução do Plano de Ação Estratégica da entidade e acompanhar os procedimentos administrativos, financeiros e jurídicos. “As ações da COI e o conjunto de ferramentas disponíveis, para o gerenciamento e a alimentação de dados são alguns dos instrumentos para que o Paranacidade se alinhe aos mais modernos processos de governança”, afirma Rafael.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.