• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias

07/05/2020

Requalificação das vias públicas garante maior segurança e conforto às pessoas

A requalificação do espaço urbano está entre as principais tendências mundiais no planejamento das cidades. O objetivo, com a realização de intervenções em Ruas e Avenidas, por exemplo, é garantir maior qualidade de vida com mais segurança e acessibilidade a todos os usuários, sejam pedestres ou condutores de qualquer meio de transporte. “As vias são os principais espaços públicos, então a proposta é ir além da pavimentação e da atenção aos veículos. Crianças, idosos, pessoas com deficiência ou com alguma limitação motora, ciclistas e motoristas precisam ter, cada um, os seus lugares. É preciso pensar em todos e criar as condições para o uso do ambiente com maior segurança para todos”, diz o analista de desenvolvimento municipal do Serviço social Autônomo (Paranacidade, vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas – SEDU), Fernando Domingues Caetano.

Na prática, os projetos de requalificação podem incluir rampas de acessibilidade, pisos tácteis para a orientação de deficientes visuais, ajardinamento, área para pedestres, locais para descanso, mobiliário (bancos, pergolados, lixeiras), sistemas de iluminação com maior eficiência energética, passagens elevadas para pedestres, ciclovias, estacionamento e pistas de rolamento, e sistemas de drenagem e de galerias pluviais. “Dessa forma, as ruas ficam completas. O projeto deve prever todas as demandas para o uso do espaço público”, destaca.

Fernando lembra que, ao se fazer o projeto, é preciso pensar na via como um todo. Ou seja, pensar no dimensionamento das calçadas, no alinhamento dos equipamentos, na existência de uma faixa de serviço, onde serão colocadas placas, árvores e postes, em garantir espaço livre para a circulação das pessoas. “Esses exemplos, apesar de simples, representam grande avanço. Ambientes agradáveis, confortáveis e seguros, facilitam o surgimento da sensação de pertencimento e a ocupação correta do espaço público. Uma rua bem iluminada atrai os usuários, é mais interessante para o comércio e evita situações de perigo”, afirma.

As chamadas vias completas ainda incluem conceitos ligados à sustentabilidade, como a troca de sistemas de iluminação convencionais por outros, mais modernos e com maior eficiência, o posicionamento ideal para a arborização, de forma que o crescimento das árvores não venha a estragar os pavimentos. E, ainda, pensar nos materiais utilizados, como concreto, ou concreto permeável nas calçadas para favorecer o escoamento da chuva.

A requalificação de espaços públicos está prevista entre as ações que podem ser viabilizadas às Prefeituras, com operação da Sedu/Paranacidade e recursos do Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM) ou do Programa de Apoio aos Municípios. Desde janeiro de 2019, foram viabilizadas 22 Projetos de Urbanização, de diversos tipos, com o investimento de R$ 18,3 milhões.

Foram beneficiados os Municípios de Arapongas, Formosa do Oeste, Ivatuba, Pinhais, Rancho Alegre do Oeste, Roncador, Toledo, Candói, Guaratuba, Matinhos, Pranchita, Rondon, Rosário do Ivaí, São Manoel do Paraná, São Mateus do Sul, São Sebastião da Amoreira e Turvo. As fotos mostram a revitalização da Rua Grécia, em Rondon, reaberta para o tráfego de veículos e recebeu mobiliário (bancos, lixeiras e pergolados), postes novos e iluminação a LED, canteiro, rampas de acessibilidade, piso táctil, estacionamento para veículo e sinalização vertical. 

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.