• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias

12/05/2020

Ferramenta online facilita execução de Projetos de Desenvolvimento Urbano

As restrições impostas pelo distanciamento social, decorrente da pandemia do coronavírus, são minimizadas no momento das Prefeituras iniciarem os seus Projetos de Pavimentação de Ruas, Obras no Entorno do Perímetro Urbano ou de decidir a localização de um novo equipamento, como uma Creche ou Posto de Saúde, com o uso de um dos aplicativos disponibilizados pelo Serviço Social Autônomo (Paranacidade, vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas – SEDU). De acordo com a coordenadora de Projetos da entidade, Virgínia Thereza Nalini, a ferramenta é uma grande aliada dos prefeitos e dos técnicos municipais. “Pela internet, é possível chegar a um pré-orçamento, com valores muito próximos do real, de acordo com o tipo de pavimentação escolhida”, explica.

O cálculo é feito a partir de tabelas atualizadas no Paranacidade e leva em consideração o tipo de pavimentação desejada (paralelepípedos ou asfalto), largura da via, largura da pista de tráfego e comprimento da obra. “O sistema traz muitos benefícios, como agilidade para decidir qual a obra mais adequada no momento, velocidade na decisão e economia de recursos, uma vez que os dados e os cálculos estão disponíveis, em substituição ao uso de mapas físicos, medições em loco e à elaboração dos pré-projetos”, afirma Virgínia. Esses levantamentos preliminares são fundamentais para o encaminhamento de pedidos de recursos públicos ou de financiamentos junto à SEDU para viabilizar as obras.

SEDU/Paranacidade Interativo é um sistema que subsidia com informações a formulação e o monitoramento de Políticas Públicas voltadas às Áreas Urbanas. Em seu endereço (https://paranainterativo.pr.gov.br/) é possível identificar os Bairros onde não há determinados serviços públicos e, então, decidir onde construir um Posto de Saúde, por exemplo. O aplicativo mostra, ainda, os terrenos disponíveis para a obra desejada e se são espaços da Prefeitura ou privados.

O aplicativo possui em seu Banco de Dados, informações em relação a pavimentação, infraestrutura urbana e à população de todos os 399 municípios do Paraná. Uma consulta rápida mostra ao gestor municipal quais são as Vias que já estão pavimentadas e com qual tipo de pavimento, se a zona é industrial ou residencial, se o lote está vago, a área do lote desejado e diversas outras informações que servem de apoio no momento de planejar o desenvolvimento de uma cidade.

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.