• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias

18/09/2020

Parques garantem a preservação da natureza e espaços de lazer à população

Garantir a preservação de espaços verdes dentro da cena urbana. Essa é uma das preocupações das Administrações Municipais, ao lado da criação de locais destinados à convivência. Por isso, há, em diversas cidades paranaenses, ações para a recuperação ou a implantação de Parques Municipais. É o que acontece, por exemplo, no Município de Nova Londrina, no Noroeste do Estado.

Com o investimento de R$ 468.202,59, do Tesouro do Estado, liberados pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, SEDU, e operados pelo Serviço Autônomo (Paranacidade, vinculado à SEDU), são realizadas as obras de revitalização do Bosque Recanto Verde. “Obras como essa garantem o acesso ao lazer à população, à contemplação da natureza e espaços de convivência. Tudo isso dentro do conceito de sustentabilidade, de preservar o meio ambiente”, disse o secretário da Pasta, João Carlos Ortega.

Os conceitos ligados ao meio ambiente e à sustentabilidade estão definidos nos Objetivos 11 e 15 do Desenvolvimento Sustentáveis (ODSs), da Organização das Nações Unidas (ONU), segundo os quais, é preciso tornar os assentamentos urbanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis e proteger e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável das florestas, entre outros. “No momento em que uma Prefeitura escolhe investir em um Parque, está agindo localmente, mas pensando globalmente. Pois, atua hoje pensando também nas futuras gerações”, argumenta Ortega.

LOCAL DE LAZER - O Recando Verde, com as intervenções, terá cinco quiosques equipados com churrasqueiras, pia, mesas, bancos, instalações sanitárias - masculino e feminino -, pista de caminhada, quadra de areia e pórtico de entrada, também com instalações sanitárias. Nova Londrina foi fundada em 1956 e tem 13.200 habitantes, de acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.