• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias

23/09/2020

Pavimentação de Estradas Vicinais estimula economia no campo

Levar infraestrutura de qualidade é uma das formas de oferecer apoio às Regiões Produtoras do Paraná, localizadas nas áreas rurais dos Municípios. A pavimentação das chamadas Estradas Vicinais, que ligam as cidades a distritos ou comunidades, é uma das opções para facilitar o escoamento de produtos de origem agrícola ou animal e, assim, estimular a economia nas pequenas ou distantes localidades. Essa foi a opção de diversas Prefeituras que apresentaram projetos previstos no Plano Diretor do município, já aprovados pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU), e apoiar o produtor e o comércio locais. “É fundamental para o produtor ter acesso de boa qualidade para levar a sua produção até os centros consumidores”, disse o secretário da SEDU, João Carlos Ortega.

Os Municípios de Planalto, Dois Vizinhos, Coronel Vivida e Araucária receberam, desde janeiro de 2019, recursos de R$ 29.147.394,43, do Tesouro do Estado e do Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM), operados pelo Serviço Social Autônomo (Paranacidade, vinculado à SEDU), para a execução de 10 ações de pavimentação de estradas rurais. Desse total, já foram pagos R$ 9.598.014,20 às empresas responsáveis pelas obras.

Os projetos estão em fases diferentes, desde os que receberam a autorização para Licitação (um projeto em Araucária e outro em Dois Vizinhos) até o já concluído (em Planalto, com a pavimentação asfáltica sobre base de pedras irregulares). Há outro, com as medições já encerradas (obra concluída e não inaugurada, em Araucária), cinco em execução (em Araucária) e um que já está com a empresa executora contratada (em Coronel Vivida).    

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.