• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias

30/10/2020

Paranacidade tem Grupo para sensibilizar e estimular adesão aos ODS e à Nova Agenda Urbana

O secretário do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU) e superintendente do Serviço Social Autônomo (Paranacidade), João Carlos Ortega, instalou nesta sexta-feira, 30, o “Grupo da Agenda 2030 e seus Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e da Nova Agenda Urbana do Paranacidade (GODSNAU)”. Foi durante reunião virtual que contou com a participação de todos os seus componentes. O objetivo da iniciativa é internalizar e levar às administrações de todos os 399 Municípios do Paraná, Instituições Públicas e Educacionais, nacionais e internacionais, e a toda a Sociedade Civil, os conceitos e procedimentos para a adoção dos termos dessas agendas, estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Ao dar posse aos participantes, Ortega destacou que “a SEDU e o Paranacidade têm os instrumentos e os recursos.  Já é hora de mostrar aos gestores Municipais a melhor forma de usar esses recursos, com objetivo fortalecer o papel dos Municípios na implantação da Agenda 2030 e da Nova Agenda Urbana no âmbito local”. Também participante da reunião, a representante no Brasil do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Urbanos (ONU Habitat), Rayne Ferretti Moraes. Ela lembrou a importância da iniciativa. “É para levar os conceitos da sustentabilidade não apenas aos Municípios, mas aos Bairros e às localidades onde as pessoas vivem e de fazer, não apenas a leitura abrangente dos resultados, de forma localizada os benefícios chegarem a todos”, destacou.

GODSNAU - O GODSNAU será mais um elo na parceria entre o Paranacidade e o Conselho Estadual do Desenvolvimento Econômico e Social do Paraná (CEDES-PR) e demais instituições parceiras na difusão e estímulo à adoção da Agenda 2030, dos ODSs e da Nova Agenda Urbana. De acordo com o articulador das ODS no Paranacidade e representante da SEDU no CEDES, Geraldo Luiz Farias, “o GODSNAU foi organizado de forma a facilitar o trabalho de levar as informações a todas as Regiões do Estado e garantir a difusão das informações também nos ambientes internos da SEDU e do Paranacidade”.

O Grupo é composto por funcionários de todos os Escritórios Regionais, da Procuradoria Jurídica, dos setores de Coordenação de Projetos, Operacional, de Recursos Humanos e da Assessoria Técnica do Paranacidade. Além de Geraldo Farias, participam também os técnicos Glauco Pereira Junior, Virginia Thereza Nalini, Maristela de Paula Muller, Adriana de Souza Ricardo Gaio, Adriano Andrade, Nagila Terezinha Freiria, Patrícia Quintino, Paula Luciana Rodrigues, Luciene Moreira, Patrícia Alves Brochado e Hélio Marzalek.

MELHORES RESULTADOS - Para o superintendente executivo do Paranacidade, Álvaro Cabrini, “estamos em um momento oportuno, com a eleição e posse dos novos gestores, para levar os ODSs e a Nova Agenda Urbana a todos os Municípios e proporcionar os melhores resultados à sociedade paranaense”. O gerente do Escritório Regional de Curitiba e Região Metropolitana, Luiz Antonio Xavier da Silveira, considerou o momento como “uma grande oportunidade para aprimorar os processos em relação aos ODSs, com um avanço para a prática em todas as ações de apoio ao desenvolvimento dos Municípios”.

A primeira missão do GODSNAU é preparar e executar um Plano de Ação para alcançar os gestores Municipais que serão eleitos em 15 de novembro (em 29 de novembro em cidades onde houver segundo turno) e que tomarão posse no dia 1º de janeiro de 2021. “Esse planejamento deverá propor as estratégias, os instrumentos e as ações necessárias para implementar e vincular os ODSs e a Nova Agenda Urbana às atividades do Paranacidade, Prefeituras e outros parceiros, voltadas para promover o desenvolvimento urbano, além de acompanhar, monitorar e elaborar relatórios relativos à adesão aos compromissos assumidos”, explicou Geraldo Farias.

A reunião contou também com a participação do secretário executivo do CEDES, Vinicius Pazza; do assessor para Assuntos Parlamentares do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), Euclesio Manoel Finatti; ainda, pelo Paranacidade,  da diretora de Operações , Camila Mileke Scucato; da coordenadora de Tecnologia da Informação (CTI), Adriana Saldanha Wolski;  e de diversos outros técnicos.

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.