• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias

26/11/2020

Trabalho da SEDU/PARANACIDADE é apresentado em evento internacional sobre Agenda 2030

O trabalho realizado pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU) e do seu vinculado Serviço Social Autônomo (Paranacidade) foi apresentado nesta quinta-feira, 26, no evento digital internacional “Venice City 2020”, sobre a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

O representante do Paranacidade,  analista de Desenvolvimento Municipal e Articulador dos ODSs, Geraldo Luiz Farias, falou sobre os instrumentos legais brasileiros que tratam do desenvolvimento Municipal e das iniciativas e ferramentas disponibilizadas pela SEDU/PARANACIDADE, no apoio aos 399 Municípios do Paraná.

ESTRATÉGIA - Geraldo destacou a formação de parcerias como estratégia para o avanço em direção à construção de cidades justas, sustentáveis e inclusivas e citou o compromisso já assumido por 359 dos 399 Municípios paranaenses de vincular as suas políticas públicas com os ODSs.

Foram citados também a capacidade do Governo do Paraná de disponibilizar, em um modelo único no País, recursos próprios e linhas de crédito para viabilizar obras e ações voltadas ao desenvolvimento urbano; o apoio tecnológico oferecido pelo Paranacidade. Esse apoio conta  com o desenvolvimento de ferramentas que auxiliam gestores Municipais na elaboração de suas políticas públicas e na decisão sobre o destino dos investimentos.

EXEMPLOS - Um desses exemplos é o SEDU/Paranacidade Interativo (um sistema de georeferenciamento sobre a infraestrutura urbana dos Municípios paranaenses) e o Portal dos Municípios (uma interface com as administrações Municipais para a apresentação de projetos e dos documentos necessários à sua aprovação). Há também o Conselho das Cidades do Paraná (ConCidades) como uma das ligações com a comunidade para o conhecimento das demandas sociais.

O “Venice City Solutions 2030” é realizado anualmente em parceria que reúne diversos organismos, como: United Cities and Local Governments, Associazione Italiana per il Consiglio dei Comuni e Delle Regioni d’Europa e organismos da ONU, como o Action Campaign (Campanha de Ação ODS), UN Habitat (dedicado a promover a transformação dos espaços urbanos em sustentáveis) e UNDP (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).

Para acompanhar os debates, acesse: https://www.youtube.com/watch?reload=9&v=RcrVTMJowZo

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.