• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias

15/01/2021

Infraestrutura e inovação geram melhor qualidade de vida

O investimento em infraestrutura e inovação é apontado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como condição básica para o crescimento econômico, de acordo com o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 9 (ODS 9), da Agenda 2030. A discussão sobre o tema chegou a todos os funcionários do Serviço Social Autônomo (Paranacidade, vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas – SEDU), durante a Campanha realizada para sensibilizar sobre as formas de atingir, nos Municípios paranaenses, as metas estabelecidas pela Organização Internacional.

A consulta feita aos funcionários resultou em um gráfico, do tipo nuvem de palavras, onde aparecem em destaque o “planejamento, a educação, o fomento, subsídios e a adoção de políticas públicas transparentes” – itens em sintonia com a proposição da ONU. Ainda de acordo com as Nações Unidas, a implantação de infraestrutura adequada e resiliente é condição para o desenvolvimento sustentável.

INVESTIMENTOS  - Ou seja, investir em terminais de transporte, na produção e distribuição de energia, em estradas e viadutos é fundamental para o surgimento e o fortalecimento da indústria local; infraestrutura de qualidade gera condições para melhorias na educação e é uma das bases para a inovação e a consolidação de núcleos de pesquisa.

O desdobramento desse processo de desenvolvimento sustentável é a agregação de valor ao trabalho pela especialização profissional e a melhoria da qualidade de vida para mais e mais pessoas. Nas metas do ODS 9 também são destaques o acesso às tecnologias de informação e a necessidade de apoiar o desenvolvimento tecnológico para gerar inovação e produção de bens mais valorizados.

SONHO CONCRETIZADO - A aplicação do ODS 9 nos projetos de apoio ao desenvolvimento dos Municípios, viabilizados com recursos liberados via SEDU e com operação do Paranacidade, se traduz em obras idealizadas para fortalecer Cidades e Regiões. O Novo Terminal do Aeroporto de Cascavel, por exemplo, inaugurado recentemente após investimento de R$ 40 milhões do Governo do Paraná, Governo Federal e do Município, atende a Região Metropolitana de Cascavel e outras cidades do Oeste, Sudoeste e Noroeste do Estado, sedes de importantes núcleos produtores e exportadores de diversos segmentos agrícolas, da pecuária e da indústria.

O fortalecimento da estrutura de transporte inclui também uma série de obras de construção, reformas e readequações em Rodoviárias e Terminais de Transporte Urbano em diversas Regiões do Estado. Essas ações da SEDU-PARANACIDADE beneficiam as populações de Campo Largo, Francisco Beltrão, Guaraniaçu, Guaratuba, Jaguapitã, Mamborê, Sengés, Toledo, Turvo, Umuarama e todas as cadeias produtivas e de comércio em operação nesses municípios e arredores.

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.