• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias

21/01/2021

Ação local é proposta para enfrentar mudanças climáticas globais

 

As projeções de que a temperatura média, em todo o Planeta, poderá subir três graus Celsius até o final do Século XXI emitem sinais de alerta para a necessidade de ações de prevenção aos impactos decorrentes dessa mudança. O Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 13 (ODS 13), definido pela Organização das Nações Unidas (ONU), estabelece um conjunto de medidas para enfrentar o desafio.

Na discussão interna sobre o tema, realizada no Paranacidade, Serviço Social Autônomo vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU), surgiu um grande número de atitudes e de posturas passíveis de aplicação no cotidiano de cada um, na gestão pública e em empresas públicas.

BONS EXEMPLOS - “Cooperação, preservação ambiental, energia renovável, energia limpa, diminuir a emissão de gases causadores pelo efeito estufa, tecnologia, reflorestamento, reuso e gestão global” são exemplos que revelam a abrangência do tema e, ao mesmo tempo, a necessidade da ação local no dia a dia das pessoas.

A síntese do ODS 13 pode estar na frase “pensar globalmente, agir localmente”, do sociólogo alemão Ulrich Beck, sobre a globalização, e que remete à responsabilidade de cada um em relação a consequências em todos os continentes.

TEMAS DIVERSOS - A discussão teve a participação de todos os funcionários do Paranacidade e aconteceu durante a Campanha de Sensibilização para os Conteúdos da Agenda 2030 e os seus ODSs. Foram 18 dias de visualização de vídeos e de respostas a perguntas sobre os mais diversos temas propostos pela Organização Internacional.

A iniciativa, do Grupo de funcionários ODS e Nova Agenda Urbana (GODSNAU), foi a primeira atividade de uma série que terá como objetivo levar o assunto até as Prefeituras e sensibilizar os novos gestores, empossados em janeiro último, e suas assessorias técnicas para as alternativas já disponíveis a serem adotadas nas administrações públicas Municipais.

MUDANÇAS - Entre as ações de apoio viabilizadas pela SEDU / Paranacidade, disponíveis aos Municípios e alinhadas com os ODSs, são destaque a implantação de parques e praças; a substituição da iluminação pública convencional por sistemas mais eficientes e econômicos; as Unidades Meu Campinho.

E, ainda, os projetos de urbanização que reúnem pavimentação, implantação de passeios, rampas de acessibilidade, arborização, ajardinamentos, pisos permeáveis, sistemas de drenagem, eficiência energética e espaços de convivência.

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.