• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias

25/01/2021

Conscientização é primeiro passo para salvar os Oceanos e a vida no Planeta

Entender a importância dos mares para a vida na Terra está na origem das respostas obtidas durante a Campanha de Sensibilização para com os conteúdos da Agenda 2030 e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs), da Organização das Nações Unidas (ONU), junto aos funcionários do Serviço Social Autônomo Paranacidade, vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU). As reflexões sobre o ODS 14, que orienta para a preservação dos ambientes marinhos, trouxeram a palavra “conscientização” como principal fator para a obtenção dos ganhos desejados.

A campanha aconteceu durante 18 dias, com a visualização de vídeos e a apresentação de perguntas, que geraram discussões e reflexões. Os funcionários indicaram que, em relação aos mares, é preciso agir conscientemente, reduzir o uso de plásticos, coletar e destinar o lixo corretamente, garantir mais fiscalização, promover o desenvolvimento científico, além de estimular o uso racional dos recursos e a cooperação internacional.

MAR É VIDA - Os mares são fonte de alimentos e têm grande influência no clima e na temperatura em todo o Planeta a partir das correntes que distribuem as águas aquecidas pelos raios solares. É também nos mares que estão os maiores produtores de oxigênio, com a fotossíntese feita por plânctons e algas marinhas. Eles garantem a ocorrência de chuvas com a evaporação das águas e a posterior formação de nuvens; podem gerar energia com a instalação de “usinas de ondas”, que aproveitam o movimento das águas para a produção de energia elétrica.

São, ainda, indispensáveis para o comércio, com o transporte de mercadorias e de passageiros; sustentam a criação de postos de trabalho e a geração de renda ao viabilizarem inúmeras atividades esportivas, turísticas e a pesca. Para saber mais, acesse https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/influencia-dos-oceanos-sobre-clima.htm.

AS AMEAÇAS – O ODS 14  alerta, no entanto, para os perigos que ameaçam os Oceanos e a preservação da vida. De acordo com a ONU, 40% das águas marítimas já são afetadas por atividades humanas, como a pesca predatória e a poluição. Há 13 mil pedaços de lixo plástico para cada quilômetro quadrado. O resultado é a elevação da acidez, a introdução de espécies invasoras, a morte de animais e plantas e a menor capacidade de abrigar as espécies.

A proposta do ODS 14 é promover a sustentabilidade. Ou seja, fazer o uso racional dos recursos marinhos, com retorno para a humanidade e preservar os recursos para esta e as futuras gerações.

ACESSO - A metodologia da Campanha de Sensibilização aplicada no Paranacidade está disponível para instituições públicas e privadas para que mais e mais pessoas reflitam sobre o tema, se conscientizem da sua importância e passem a atuar de forma responsável em relação aos recursos naturais.

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.