• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias

28/01/2021

Parcerias fortalecem o desenvolvimento sustentável

Parcerias em todos os níveis fortalecem e universalizam o desenvolvimento em padrões de sustentabilidade. O Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 17 (ODS 17), da Organização das Nações Unidas (ONU), prevê alterações profundas na economia e no comércio; a transferência de tecnologia, na reestruturação das dívidas de países e melhor arrecadação/aplicação de recursos, entre outros, como diretrizes para alcançar o equilíbrio entre as Nações.

No Serviço Social Autônomo - Paranacidade, vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU) -, o tema fez parte da Campanha de Sensibilização para os conteúdos da Agenda 2030. Durante 18 dias, os funcionários discutiram os temas e responderam a questionamentos. O resultado foi um gráfico, no formato de nuvem de palavras, com as principais percepções a respeito. Os destaques ficaram com “capacitação e cooperação”.

EQUILÍBRIO - O caminho para alcançar o maior equilíbrio, de acordo com os itens do ODS 17, é a formação de parcerias, de variados tipos, e com atuação em todas as áreas das relações humanas, o que inclui o desenvolvimento científico e a transferência de tecnologia; a universalização dos meios de produção e de transporte; e nas relações entre os Países.

“Os ODSs promovem a discussão dos problemas no âmbito global e, ao mesmo tempo, permitem projetar soluções para equacionar os problemas localizados. A formação de parcerias para enfrentar dificuldades é importante, e extremamente válida, para as cidades, bairros, ruas, condomínios e nas casas. É fundamental perceber que as melhorias podem ser alcançadas a partir de ações do cotidiano”, afirma o analista de Desenvolvimento Municipal do Paranacidade, Geraldo Luiz Farias.

BONS RESULTADOS - Farias também é coordenador do GODSNAU, grupo de funcionários responsável pela disseminação dos conteúdos da Agenda 2030 e os seus ODSs. “Firmar parcerias é uma das principais diretrizes no Paranacidade. Com elas, os resultados são maximizados. Desenvolvemos projetos via acordos firmados com outros órgãos governamentais, instituições da sociedade civil, Universidades e, principalmente, com os Municípios. O GODSNAU atua justamente para viabilizar e fortalecer as parcerias”, enfatiza.

Conheça mais sobre ODS 17: http://sustentabilidadeurbana.org.br/ods/fortalecer-os-meios-de-implementacao-e-revitalizar-a-parceria-global/

A íntegra da Campanha de Sensibilização e a metodologia para a sua aplicação, desenvolvidas no Paranacidade, estão disponíveis para instituições públicas e privadas.

OBSERVAÇÃO:
As fotos de pessoas sem máscaras ou juntas são de eventos realizados em períodos anteriores à pandemia do coronavírus.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.