• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias

29/01/2021

Aplicativo revela estrutura urbana dos 399 Municípios do Paraná

Você conhece a sua cidade? Quer fazer uma viagem de grandes descobertas? Sabe quantos são e onde estão os Postos de Saúde? E as Escolas? Quantos quilômetros de ruas são pavimentados? Qual é o percentual de esgoto coletado? A Iluminação Pública é feita com quantas lâmpadas? São de LED, a vapor de sódio ou a vapor de mercúrio? As respostas para essas e muitas outras questões, sobre qualquer um dos 399 Municípios do Paraná, estão na Internet graças a mais nova interface do SEDU/Paranacidade Interativo, um aplicativo de acesso gratuito que mostra toda a infraestrutura urbana com localização geográfica e em diversas formas de visualização, como mapa ou imagem.

A ferramenta pode ser visitada por qualquer pessoa que tenha acesso à Internet. Desenvolvida inicialmente para auxiliar os gestores municipais na elaboração de políticas públicas e na decisão de onde investir os recursos públicos, recebeu melhorias que tornou a sua interface mais amigável e atraente. O Paraná Interativo é um dos exemplos de inovações tecnológicas desenvolvidas pelo Serviço Social Autônomo  (Paranacidade, vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas -  SEDU).

O MUNDO EM SUAS MÃOS - O novo formato, além de informar prefeitos, secretários e técnicos municipais, pode ser usado pela população para conferir quais os Bairros estão mais ou menos equipados e identificar as necessidades de suas Ruas. O sistema pode ajudar até em trabalhos escolares. Já imaginou uma criança que conhece o seu Município e sabe o que é preciso para melhorar a qualidade de vida na sua comunidade?

O acesso à informação e à tecnologia, disponibilizado pelo Paranacidade, mostra o alinhamento do Governo do Estado com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) e à Nova Agenda Urbana, da Organização das Nações Unidas, (ONU), que preconizam a cidade para todos, sem deixar ninguém para trás.

Para acessar, clique no link: https://paranainterativo.pr.gov.br/portal/apps/opsdashboard/index.html#/402ab751cb2346bc9681cf59130c9352, escolha um  Município e inicie uma viagem de grandes descobertas.

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.