• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias

12/02/2021

Ações do Paranacidade são alinhadas aos ODSs e à Nova Agenda Urbana

Qual é o comprometimento no Paranacidade com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a Nova Agenda Urbana, propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU)? Os colaboradores do Serviço Social Autônomo – Paranacidade, vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU) - responderam à pergunta durante oito sessões online, realizadas de 8 a 11 de janeiro.

Durante os quatro dias, foram cumpridas as metas de sensibilizar para os conteúdos, internalizar conceitos e mobilizar para as suas aplicações no dia a dia da Empresa. Foram identificados o que já é aplicado pelo Paranacidade, as informações a serem levadas às Prefeituras e outros parceiros e que a atitude pessoal é fundamental para realizar as transformações desejadas.

DISSEMINAR BOAS PRÁTICAS - No evento, realizado pelo GODSNAU, grupo de colaboradores responsável pela disseminação dos ODSs e demais conteúdos sobre o desenvolvimento sustentável, foram feitas as ligações entre as ações operacionalizadas pelo Paranacidade com os ODSs. A vinculação entre os programas Ilumina Paraná (que substitui a iluminação pública convencional por sistemas a LED), e o Zero Energia (sistemas da geração fotovoltaica nas Escolas Municipais) com o ODS 7 (Energia Limpa e Acessível) são alguns exemplos.

Também foram citadas ações que viabilizam a implantação de UPAs (ODS 3 - Saúde e Bem Estar); de Escolas Municipais e CMEIs (ODS 4 - Educação de Qualidade); de Redes de Esgoto (ODS 6 - Água Potável e Saneamento); de Barracões Industriais e Comerciais (ODS 8 - Trabalho Descente e Crescimento Econômico -; e ODS 9 - Indústria, Inovação e Infraestrutura); de Centros de Referência de Ação Social (ODS 10 – Redução de Desigualdades);  de Obras de Pavimentação e  aquisição de Equipamentos Rodoviários (ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis); e de Aterros Sanitários (ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis), entre outros.

VALORIZAÇÃO - De acordo com o coordenador do GODSNAU, Geraldo Luiz Farias, “as manifestações revelaram a sensação de pertencimento de cada um nas ações do Paranacidade e na relação entre as premissas dessas Agendas Globais e a missão da Empresa. Perceber que o seu trabalho é importante, e que colabora para transformar o mundo em um lugar melhor, valoriza o profissional, as atividades diárias e o ser humano que as realiza. Quando há esse crescimento individual, a empresa ou entidade pública se fortalece, foca nos resultados e passa a apresentar melhorias de desempenho”.

O GODSNAU é composto por representantes de todos os Escritórios Regionais, da Procuradoria Jurídica, dos setores de Coordenação de Projetos, Operacional, de Recursos Humanos e da Assessoria Técnica do Paranacidade. Além de Geraldo Farias, participam os técnicos Glauco Pereira Junior, Virginia Thereza Nalini, Maristela de Paula Muller, Adriana de Souza Ricardo Gaio, Adriano Andrade, Nagila Terezinha Freiria, Patrícia Quintino, Rodolfo Purpur, Luciene Moreira, Patrícia Alves Brochado e Hélio Marzalek. Todos os empregados do Paranacidade participaram da atividade.

 

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.