• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias

03/04/2021

Obra do Paranacidade, o MON foi erguido em seis meses de trabalho ininterrupto

Sabia que a construção do Museu Oscar Niemeyer  - MON – ou Museu do Olho, chegou a ter 700 operários trabalhando em três turnos, 24 horas por dia?

“Podem se gabar: O MON é obra nossa!” – diz o superintendente executivo do Serviço Social Autônomo – Paranacidade, Alvaro Cabrini. Esse orgulho faz parte dos 25 anos de história do Paranacidade. “A obra é um verdadeiro exemplo da arquitetura aliada à arte e cultura. Dá gosto ver as enormes filas de estudantes, de todas as idades, para entrarem no Museu do Olho”, enfatiza o secretário do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, e, ainda, superintendente do Paranacidade, João Carlos Ortega.

Nessa história, há outros fatos. O Paranacidade foi o contratante direto e fiscal da obra. E, ainda, em 2002, atuou também na área Institucional do Novo Museu. Na época, para que a Secretaria de Assuntos Estratégicos contratasse uma Consultoria, técnicos do Paranacidade ajudaram na elaboração dos Termos de Referência aos Projeto Museográfico e Museológico.

Inaugurado em 22 de novembro de 2002, o MON é um espaço dedicado à exposição de Artes Visuais, Arquitetura, Urbanismo  e Design.

O INÍCIO - Em 1967, Oscar Niemeyer desenhou uma Escola para Curitiba.  Era uma Escola moderna com laje em concreto. Abrigaria o Instituto de Educação do Paraná. Mas, jamais deu certo esse objetivo. Quando o espaço ficou pronto, serviu para sede de algumas Secretarias de Estado até 2000.

A estrutura do Olho tem 70 metros de comprimento e 30 metros de altura. Para se chegar no Olho, é preciso passar por um túnel futurista. É apoiado por uma torre de cinco andares e foi erguido junto à reestruturação da antiga Escola, projetada por Niemeyer em 1967.

REFERÊNCIA MUNDIAL - Hoje, o Museu Oscar Niemeyer, mais conhecido como Museu do Olho, é referência no Brasil e no mundo. São 35 mil metros quadrados e mais 17 mil para exposições. É o maior Museu da América Latina, com um acervo de 7 mil peças.  Já expôs obras dos mais importantes artistas do mundo.

#paranacidade25anos

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.