• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias

30/07/2021

Paranacidade completa 25 anos de atividade com mais de 16 mil ações realizadas

Paranacidade completa 25 anos de atividade com mais de 16 mil ações realizadas

O Serviço Social Autônomo Paranacidade, vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU) completou, nesta sexta-feira, 30, os seus primeiros 25 anos de atividades. A comemoração aconteceu às 11 horas, de forma virtual, com a apresentação de um Programa de 30 minutos, transmitido no canal da empresa na rede social YouTube. No vídeo, que contou com falas do governador Carlos Massa Ratinho Junior, do secretário da SEDU, João Carlos Ortega, e do superintendente executivo, Álvaro Cabrini, foram citadas as 16.985 ações completadas. “Vi de perto como as obras do Paranacidade fazem a diferença na vida das pessoas, com qualidade. E, como os gestores municipais também participam, o resultado é trazer à realidade o que é o desejo da população”, enfatizou Ratinho Junior, que já esteve à frente da SEDU e do próprio Paranacidade.

“Essas obras, além de ter um longo alcance, modificam a vida das pessoas trazendo mais qualidade de vida”, acrescentou o governador, ao citar exemplos como ações de pavimentação, a urbanização e os cuidados com a acessibilidade, incorporados aos projetos; e a aquisição de equipamentos comunitários que têm a operação técnica do Paranacidade. O secretário Ortega lembrou a história da empresa que, ano após ano, “vem traçando um novo mapa do Paraná, ao criar melhores condições de vida para as pessoas em cidades inclusivas, socialmente justas e sustentáveis”.

O superintendente executivo, Álvaro Cabrini, por sua vez, destacou que, mesmo durante a Pandemia, “em nenhum momento houve queda na qualidade técnica dos trabalhos do Paranacidade. Pelo contrário, os resultados melhoraram significativamente”, disse, a partir da adoção de inovações com base tecnológica que facilitam e agilizam o trabalho à distância. O executivo adiantou, ainda, que está em andamento um novo processo de transformação da empresa para promover melhorias ainda maiores. “Preparamos um novo salto tecnológico para que os próximos 25 anos sejam também um legado em benefício do urbanismo e do planejamento de todos os Municípios paranaenses”, completou.

NÚMEROS SIGNIFICATIVOS - Durante o evento, foram apresentados vídeos sobre o processo de atendimento do Paranacidade e as ações já realizadas. Entre os números citados, está o total de investimentos nos 25 anos, de R$ 15,4 bilhões. Esse volume permitiu, entre outros, a pavimentação de 9.013 km, quase um quilômetro por dia e equivalente a mais de seis viagens de ida e volta entre Paranaguá e Foz do Iguaçu; os 2,3 milhões de metros quadrados executados em projetos de urbanização (que incluem calçadas, rampas de acessibilidade, paisagismo e diversos outros equipamentos públicos); os parques municipais, que somaram 347, em área equivalente a 255 campos de futebol; ou ainda, os 563 projetos de iluminação com mais de 155 mil lâmpadas instaladas, quantidade suficiente para iluminar 5.425 quilômetros de vias públicas.

Mais os Barracões industriais (329 ações, 308 mil metros quadrados de construções ou ampliações), 50 quilômetros de ciclovias, 27 viadutos ou pontes, 101 ações em terminais de transporte, entre os quais os aeroportos de Cascavel e Guarapuava e diversas rodoviárias (como a de Francisco Beltrão e a de Umuarama; 59 Centros de Referência de Assistência Social e 34 Centros da Juventude, 60 unidades para Bombeiros Comunitários, 180 ações em Ginásios de Esportes e 320 em quadras esportivas; a implantação de 168 unidades de Meu Campinho, 86 projetos de Esgotamento Sanitário e 44 para a Distribuição de Água Potável.

Também foram entregues, no período, 38 hospitais, 104 Postos de Saúde, e construídas ou reformadas 193 Unidades de Atenção Primária Saúde da Família; 48 Teatros, Museus ou prédios históricos foram construídos ou revitalizados, sendo o Museu Oscar Niemeyer, cartão postal de Curitiba, um dos exemplos. Na área da educação, os investimentos viabilizaram a construção ou melhorias em 201 creches, 170 escolas e 20 bibliotecas.

Outras 505 ações permitiram a edificação, ampliações e melhorias em prédios públicos como Paços Municipais, Câmara de Vereadores e sedes de secretarias e departamentos das administrações municipais. Já em relação a aquisições, foram 515 terrenos para a administração pública ou para conjuntos habitacionais; os veículos para uso das Prefeituras e atendimento à população (transporte de estudantes e pacientes) foram 2051; os equipamentos e máquinas rodoviárias ou para serviços urbanos atingiram 4015 unidades (R$ 1,5 bilhão em investimentos). Ainda foram elaborados ou atualizados 261 Planos Diretores Municipais e três Levantamentos Cartográficos.

SELO COMEMORATIVO - Ao final da apresentação foram reveladas as propostas finalistas e a vencedora do Concurso do Selo Comemorativo aos 25 Anos do Paranacidade. O certame, aberto a todos os funcionários, aconteceu em dois turnos. A ideia vencedora, da autoria de Patricia Brochado Barreto, será incorporada às peças de comunicação da Empresa até 29 de julho de 2022.

AUDIÊNCIA – A comemoração foi acompanhada por gestores e técnicos municipais, representantes de instituições parceiras e empregados da empresa. O vídeo pode ser assistido no canal Paranacidade Oficial do YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=jFhyNpAI-6w&list=PLvJS7zqHLma-_fVFHY-tjotLhOVfmhgXB).

Para BOX

Alguns cumprimentos:

1. Alexandre Vogliotti / Chefe de Gabinete da Unila

Bom dia! Em nome da UNILA desejo ao PARANACIDADE outros 25 anos de muito sucesso e realizações em benefício da população paranaense. Creio que eu não consiga participar da festa virtual de logo mais, mas deixo registrada nossa alegria por compartilhar desse momento tão simbólico iniciando uma parceria que promete ainda dar muitos frutos e alegrias ao nosso povo. Parabéns PARANACIDADE! 

2. Luis Paulo Mascarenhas / Coordenador de Relações Internacionais da SETI

PARANACIDADE Parabéns pelo 25 anos são os votos da SETI..

3. André Telles – (FERROESTE)

​Gostaria de parabenizar todos que fazem parte do PARANACIDADE, uma grande e importante instituição para o Estado do Paraná. 

4. COMEC -  Coordenadoria da Região Metropolitana de Curitiba

Viva PARANACIDADE! Instituição que faz a diferença na vida dos paranaenses e se torna referência para o Brasil. Vida Longa.

5. Cledson Silva​Cristiano e Aline do geo me ajudaram muito com Geoprocessamento ...e Graças a palestra do Cristiano eu esse final de ano me formo geografo, porque ele me inspirou na profissão

6. Jackson Murilo Gois Kergoat –​

Parabéns em nome da Secretaria de Turismo de Porto Rico-Pr

7. Raimundinho 45​ –

Bom Sucesso tem gratidão em fazer parte desta história. Parabéns a toda equipe do Paranácidade.

8. Planejamento - Paulo Frontin

Parabéns ao PARANACIDADE!! 👏🏻👏🏻👏🏻

9. Alexandre Modesto Cordeiro –​

Parabéns Ortega, Cabrini e equipe! O PARANACIDADE é nossa referência!!!

10. SEMA Gabinete -​

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal de Maringá-PR parabeniza o PARANACIDADE pelo evento e por todas as conquistas 

11. BRDE /PR - Wilson Lipsk –

​Estamos aqui para parabenizar todos os nossos amigos do PARANACIDADE. Foi muito bom estar com vocês no esforço de criar um Paraná melhor. O desenvolvimento urbano do Estado passa pela mão de vocês.

12. Município de Pérola – 

​Parabéns a toda a equipe da SEDU e PARANACIDADE. Nossa gratidão a todo o apoio ao  nosso Município.

Arquivo anexado:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.