• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias

28/09/2021

Governo do Paraná tem protagonismo na busca do desenvolvimento sustentável

O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou, na tarde desta terça-feira, 28, do evento Paraná de Olho nos ODSs, promovido pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico Social (CEDES), ocasião em que foi apresentado o Portal Boas Práticas ODS, lançados o e-book Guia de Implantação de Campanha de Sensibilização sobre a Agenda 2030 e os ODSs e o Relatório Missão ODS, que apresenta os indicadores municipais e auxiliam os gestores públicos na identificação das prioridades locais. Ainda, foi assinado o Acordo de Cooperação para divulgar e estimular a observância aos ODSs nas 399 cidades paranaenses. “A qualidade de vida é buscada desde a gestação. A mãe se preocupa com a saúde do filho, em dar à luz em um bom Hospital, estudar em uma boa Escola. A busca pela qualidade de vida é a busca da felicidade”, afirmou Ratinho Junior.

O coordenador geral do Instituto Cidades Sustentáveis (ICS), Jorge Abrahão, considerou que o Paraná vive um momento histórico por ser o primeiro Estado, Governo, a assumir o papel de estimular a aplicação da Agenda 2030 em todos os seus Municípios. A decisão, “destaca o Paraná nacionalmente e internacionalmente e o qualifica a ser levado ao Fórum da ONU. Não existe, no mundo, outra iniciativa onde Estado e Municípios caminham juntos”, disse.

PARCERIA - Ao longo do encontro, a palavra mais lembrada foi “Parceria”, que remete ao ODS 17, que propõe a união de forças em todos os níveis, nas esferas públicas e privadas, nacionais e internacionais como principal recurso para realizar as propostas dos outros 16 ODSs. “Queremos ser protagonistas nesse processo, com os 399 municípios atacando os problemas de forma conjunta”, propôs, Ratinho Junior ao lembrar alguns resultados obtidos pelo Estado, os quais considera decorrentes das políticas públicas que objetivam o desenvolvimento sustentável. O governador lembrou que 94% da energia utilizada no Paraná são de fontes renováveis, a criação de 132 mil novos empregos no primeiro semestre do ano e o crescimento do PIB paranaense de 4,7%.

O primeiro ato do evento foi a apresentação do Portal Boas Práticas ((www.boaspraticasods.pr.gov.br), desenvolvido pelo CEDES em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (CELEPAR) e que permite a troca de informações e experiências para dar mais visibilidade às ações em prol dos ODSs.

E-BOOK INTERATIVO - O Guia de Implantação de Campanha de Sensibilização sobre a Agenda 2030 e os ODSs, resultado da parceria entre a Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU), com o Serviço Social Autônomo Paranacidade, foi lançado em seguida. A publicação, em formato e-book interativo, permite que qualquer instituição, pública, privada ou do terceiro setor desenvolva campanhas que levem os seus colaboradores à reflexão sobre a importância de balizar decisões e ações pelos ODSs. O guia é gratuito e pode ser baixado nos sites da SEDU e do Paranacidade. O link para download é  http://sustentabilidadeurbana.org.br/.

O Relatório Missão ODS – Indicadores Municipais foi outra publicação lançada na oportunidade. Todos os prefeitos do Paraná receberão uma cópia do documento, que mostra os pontos fortes e fracos de cada município e, assim, facilita da criação de políticas públicas. Nesta terça-feira, o presidente da Associação dos Municípios do Paraná e presidente de Jesuítas, Junior Weiller, recebeu o primeiro exemplar das mãos da vice-presidente do CEDES, Keli Guimarães.

MUDAR A CULTURA - O secretário do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU), João Carlos Ortega, falou sobre o sonho de toda a coletividade de melhoria na qualidade de vida e convidou os paranaenses para uma “ampla parceria em benefício de todos, sem exceção. Precisamos trabalhar para que os ODSs não sejam só uma proposta da ONU, mas parte da cultura da nossa gente e estejam nas decisões daqueles que assumem as decisões em nome da população”, enfatizou.

O último ato foi a assinatura do Acordo de Cooperação pelo qual o Governo do Estado passa a apoiar e auxiliar os Municípios na implementação da Agenda 2030 e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs). Isso significa entre outras ações, articular, organizar e realizar eventos públicos com a participação de gestores dos Municípios do Estado do Paraná, com o objetivo de sensibilizá-los aderirem à Agenda 2030 e os ODSs, aos projetos e ações da Estratégia Paraná de Olho nos ODS, ao Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e à Estratégia ODS, por meio das assinaturas aos Termos de Compromisso do Estado e das Cartas Compromissos.

Assinaram o documento o governador e presidente do CEDES, Carlos Roberto Massa Ratinho Júnior; o secretário de Desenvolvimento Urbano e Superintendente do Paranacidade, João Carlos Ortega; a vice-presidente do CEDES, Keli Guimarães; o coordenador Geral do Programa Cidades Sustentáveis do Instituto Cidades Sustentáveis, Jorge Abrahão; o presidente da Frente Nacional dos Prefeitos, Edvaldo Nogueira Filho; o diretor geral da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, Lucio Tasso; e o presidente da Associação dos Municípios do Paraná, José Aparecido Weiller Junior.

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.