• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias (Antigas)

28/07/2014

SEDU/Paranacidade Interativo é apresentado, desta vez, aos municípios de Fazenda Rio Grande e Pinhais

Nesta segunda-feira, 28, foi a vez dos municípios de Fazenda Rio Grande e Pinhais, da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (ASSOMEC), conhecerem o SEDU/Paranacidade Interativo. Os coordenadores e técnicos do Serviço Social Autônomo (Paranacidade) e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDU) apresentaram a plataforma aos técnicos do setor de Planejamento e Urbanismo dos municípios. “A SEDU/Paranacidade cede o material cartográfico e em contrapartida o município deve ceder as informações públicas. Para ser implantado não tem custo algum aos municípios do Paraná e não há gastos adicionais para eles manterem a ferramenta. São necessários apenas a infraestrutura básica e pessoal qualificado. Os municípios precisam apoiar a gestão e se unirem para o planejamento”, disse Jerônimo Meira, da Coordenação Técnica do Programa SEDU/Paranacidade Interativo.

O secretário de Planejamento Urbano de Fazenda Rio Grande, João Valdir Falat, disse que os municípios necessitam uns dos outros e esta é uma ferramenta que estavam precisando para unificarem informações. “Vai ajudar a ter uma realidade mais clara e transparente onde poderão ser exercidas as políticas públicas sem preocupação. Também é de extrema importância a possibilidade de integração entre os municípios da ASSOMEC para trabalharmos de forma mais abrangente”, afirmou. Destacou, ainda, que pretendem implantar o SEDU/Paranacidade Interativo em Fazenda Rio Grande ainda neste ano.

Também presente na reunião, o coordenador de Atividades Técnicas do setor de Geoprocessamento de Pinhais, Rodrigo Lacerda Marques, relatou que o município tem um sistema próprio e busca continuamente por avanços tecnológicos. “Porém, sempre há limites para obtermos informações já que é necessário conhecermos o entorno, os outros municípios. O SEDU/Paranacidade Interativo permite integrar e abranger a área de estudo. Os dados de infraestrutura de energia da Copel, por exemplo, facilitam, além do planejamento, a gestão tributária, como a cobrança do IPTU. E esses dados só podemos obter por meio do SEDU/Paranacidade Interativo.”

O geógrafo Carlos Storer, do Paranacidade, convidou os presentes para a 5a Reunião Técnica sobre o Plano de Ação e Investimentos (PAI), do Plano Diretor Municipal (PDM), que acontecerá na próxima quarta-feira, 30, na SEDU, e será direcionada a alguns municípios da ASSOMEC – incluindo Pinhais e Fazenda Rio Grande – e da AMLIPA – litoral do Paraná. “Pretendemos atender os 399 municípios para facilitar o acesso aos recursos financeiros. Pedimos que enviem um representante da sociedade civil, além dos representantes das demais áreas”, disse Storer.

SEDU/Paranacidade Interativo – O Sistema ajuda na gestão e planejamento urbano municipal, para uniformizar a linguagem a todos os municípios. As necessidades poderão ser identificadas com clareza e agilidade, além de complementar dados locais de uma cidade e servir como base a outras. “O Paranacidade Interativo é uma plataforma web para gestão e planejamento urbano municipal que possibilita estabelecer critérios e priorizar os investimentos em cada local dos municípios”, explica a arquiteta e técnica de SEDU, Adriane Nunes Ferreira.

A proposta inicial do SEDU/Paranacidade Interativo foca o Sistema Viário, uma vez que 70% a 80% de projetos são destinados à pavimentação. Na metodologia do sistema viário do SEDU/ParanacidadeInterativo foram estabelecidas classificações e definições das vias urbanas, a partir de conceitos do Código de Trânsito Brasileiro, a fim de auxiliar na utilização no sistema. De acordo com Jerônimo Meira, aos poucos, o SEDU/Paranacidade Interativo será apresentado a todos os 399 municípios do Paraná.

Para que os municípios possam iniciar a utilização do SEDU/Paranacidade Interativo é disponibilizado um material cartográfico. “As ortofotos são fotografias aéreas corrigidas de distorções que servirão, dentre outras funções, para consulta e análise de planejamento urbano”, explica Cristiano José Zaclikevicz, engenheiro cartógrafo do Paranacidade.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.