• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias (Antigas)

27/03/2015

Ferramenta inédita no País trará enorme evolução em gestão pública no Paraná

Prefeitos das Regiões Metropolitana de Curitiba (ASSOMEC) e da Suleste do Paraná (AMSULEP) estiveram reunidos, nesta semana, para conhecer melhor o Sistema SEDU/Paranacidade Interativo, apresentado pelo superintentende, Wilson Bley Lipski, e pelo coordenador de Projetos, Jeronimo Meira, ambos do Paranacidade (Serviço Social Autônomo). Trata-se de uma plataforma web para gestão e planejamento urbano municipal que possibilita estabelecer critérios e priorizar os investimentos em cada local dos municípios. É uma ferramenta inédita no País e representa uma enorme evolução na gestão pública”, explica Lipski. O secretário da Pasta e também superintendente executivo do Paranacidade, Ratinho Junior, prega o exercício de uma nova prática. “Estamos, aos poucos, implantando uma nova cultura de gestão no Paraná. O Sistema ajuda a eliminar a questão eleitoreira e projeta o futuro dos municípios, a longo prazo. É uma verdadeira revolução de gestão”, resumiu Ratinho Junior.

Os prefeitos presentes foram convocados a enviar no próximo dia 07, em uma terça-feira, os seus técnicos de diferentes áreas para que possam ser capacitados a criar novos elementos, definir informações técnicas para preparar dados que possam ser inseridos no Sistema e, assim, organizarem melhor os seus respectivos bancos de dados a serem inseridos para projetar este futuro. “Este Sistema vai beneficiar os municípios que, por Lei, vão ser obrigados a fazerem parte das Regiões Metropolitanas a serem implantadas no Paraná e a exercitarem a gestão plena e integrada entre eles, com estrutura de governança”, assegura Meira.

No próximo dia 07, os municípios participantes já devem trazer dados de todas as áreas como saúde, educação, segurança e outras. Meira explica que esta ferramenta possibilita detectar as prioridades. “A população vai entender a importância da ferramenta, facilitar intervenções e somar bons projetos para beneficiar o interesse da coletividade”, afirma Meira.

APROVAÇÃO TOTAL - Os prefeitos presentes demonstraram entusiasmo pela nova ferramenta. O presidente da AMSULEP, prefeito de Rio Negro, Milton Paizani, elogiou a iniciativa. “A SEDU está nos proporcionando uma ferramenta moderna, prática e avançada que será muito útil para o desenvolvimento de todos os municípios. Nós só temos de agradecer e aproveitar esta ótima oportunidade”, disse.

Já, para a prefeita da Lapa, Leila Klenk, “o Sistema SEDU/Paranacidade Interativo é muito valioso para os municípios, principalmente aos pequenos, sem condições de arcar com mais custos e sem equipe técnica para trabalhar um banco de dados, tão necessário ao planejamento das cidades. Com esta ferramenta, nós vamos poder democratizar e otimizar a gestão, além de contribuir com novas ideias para maior desenvolvimento humano e urbano”.
Da mesma maneira pensa o prefeito de Quitandinha, Márcio Oliveira, o Rato. “Vamos poder usar uma ferramenta avançada que colocará os pequenos municípios em condições de igualdade, diante dos grandes, para o desenvolvimento urbano e de todas as outras áreas”, argumentou.

O Sistema SEDU/Paranacidade Interativo foi criado por coordenadores e técnicos do Paranacidade e da Secretaria do Desenvolvimento Urbano (SEDU). Além de Jeronimo Meira, a arquiteta Adriane Nunes Ferreira também ajudou a idealizar o Programa. “É uma plataforma web para gestão e planejamento urbano municipal que possibilita estabelecer critérios e priorizar os investimentos em cada local dos municípios”, explica O coordenador de Projetos do Paranacidade, Jeronimo Meira.

Ao utilizar o Sistema, os técnicos municipais poderão formular políticas públicas voltadas ao planejamento e gestão do território urbano e implantação de infraestruturas, equipamentos e serviços públicos.

“Nós fazemos uma leitura da cidade, depois ordenamos e orientamos para a melhor aplicação da verba. Esse sistema servirá para a uniformização da linguagem a todos os municípios. As necessidades podem ser identificadas com clareza e agilidade, além de complementar dados locais de uma cidade e servir como base para outras”, explicou Meira.

O macrozoneamento ajuda a identificar áreas de mananciais, tipo de solo, ventos e outros componentes necessários para indicar, com segurança, por exemplo, quais as melhores áreas para a instalação de indústrias ou de ocupação habitacional e outras necessidades urbanas.

O Sistema foi apresentado em 2014 aos 36 municípios mais populosos, com uma proposta inicial focada na definição da metodologia do Sistema Viário, uma vez que 70% a 80% de recursos a fundo perdido, distribuídos pelo Governo do Estado, pela SEDU/Paranacidade, são destinados à pavimentação.

Nesta metodologia foram estabelecidas classificações e definições das vias urbanas, a partir de conceitos do Código de Trânsito Brasileiro, a fim de auxiliar na utilização do Sistema. Também facilita a gestão do Plano Diretor Municipal e permite o planejamento de setores como: Cultura, Saúde, Turismo, Lazer, Administração, Esporte, Educação. Como é um trabalho contínuo de atualização de dados, em parceria com as prefeituras, gradativamente, o SEDU/Paranacidade Interativo será apresentado a todos os municípios do Paraná.

REUNIÃO TÉCNICA – No próximo dia 07, os técnicos vão ter a apresentação do SEDU/Paranacidade Interativo; ferramentas de navegação; janelas; acesso restrito - Planejamento e Gestão do Território; e dados básicos de pesquisa. Depois, será apresentado o Termo de Compromisso e Responsabilidade, Ofício de Designação do Responsável Municipal, atualização dos dados e, por fim, informações adicionais.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.