• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias (Antigas)

23/04/2015

Novos parques vão preservar mananciais da Região Metropolitana de Curitiba

O Governo do Estado lançou nesta quarta-feira, 22, um edital para a contratação dos projetos executivos de três novos parques na Região Metropolitana de Curitiba, que serão construídos para preservar as áreas de manancial. Os editais estão publicados no Diário Oficial do Estado e deverão ser publicados, também, no Diário Oficial da União. A proposta foi apresentada segunda-feira, 20, ao governador Beto Richa pelo secretário estadual do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior, e pelo diretor-presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Omar Akel.

“Os projetos demonstram a preocupação do Governo do Estado com a preservação ambiental na Região Metropolitana de Curitiba. Queremos dar condições de preservar a qualidade da água para as futuras gerações”, afirmou Richa. 

O Parque Ambiental do Iguaçu ficará em São José dos Pinhais, o Parque Ambiental Piraquara, em Piraquara, e o Parque Natural do Iguaçu, em Araucária. Os estudos para a implantação dos parques foram desenvolvidos pela equipe da Comec e apresentados ao Ministério das Cidades, que irá repassar os recursos, a fundo perdido, para a elaboração dos projetos por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2). 

Para o secretário do Desenvolvimento Urbano, os novos espaços irão melhorar as áreas de drenagem na Região Metropolitana de Curitiba, preservando a mata nativa e ajudando na contenção das enchentes. “Além da questão da drenagem, que vai evitar as enchentes, também levaremos lazer e mais qualidade de vida para as pessoas”, disse Ratinho Junior. “Estes locais irão contar com pistas de caminhada, playground, ciclovia e uma grande área para as famílias descansarem a aproveitarem a natureza”, explicou. 

NOVOS PARQUES – O edital a ser lançado nesta quinta-feira contempla os projetos do Parque Ambiental do Iguaçu, em São José dos Pinhais, do Parque Ambiental Piraquara, em Piraquara, e do Parque Natural do Iguaçu, em Araucária. Há ainda previsão de construção de outros dois parques na região. O Parque Ambiental Palmital, em Pinhais, cujo projeto executivo já foi elaborado e o Parque Metropolitano do Iguaçu, uma expansão do já existente Parque Iguaçu, em Curitiba, contemplando, dessa vez, os municípios de São José dos Pinhais e Piraquara. 

“A Comec prega, há muito tempo, a necessidade de controlar os mananciais da região metropolitana, primeiro com medidas de regulação e agora com o estabelecimento desses parques de drenagem”, explicou Omar Akel. Após a elaboração dos projetos executivos, que deve durar de seis a oito meses, serão anunciadas as datas e o valor da implantação dos parques. “Iremos buscar recursos em parceria do Governo do Estado com o governo federal para a construção dessas novas áreas de lazer e preservação”, ressaltou Akel. 
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.