• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias (Antigas)

19/08/2016

Ferramenta SEDU/PARANACIDADE Interativo se dissemina em cursos a técnicos e gestores públicos do Paraná

O Programa SEDU/PARANACIDADE Interativo que recebeu o Prêmio Latino Americano, com o 1º lugar na categoria Gestão Pública – estadual e federal – precisa, agora, ser apropriado pelos técnicos e gestores públicos do Paraná. Para isto, o segundo curso de capacitação da ferramenta SEDU/PARANACIDADE Interativo reuniu, na quarta e quinta-feira, 17 e 18, no auditório da Secretaria do Desenvolvimento Urbano (SEDU), representantes dos municípios de Balsa Nova, Itaperuçu, Quatro Barras, São José dos Pinhais, Araucária, Campo Largo, Colombo, Fazenda Rio Grande, Pinhais e Piraquara.

O funcionamento da ferramenta e todas as suas possibilidades foram apresentadas aos técnicos e gestores públicos presentes que, com o seu uso adequado, podem realizar consultas sobre os seus municípios, os municípios vizinhos e até mesmo ter uma visão geral da situação do Estado do Paraná.

A novidade desta edição do curso está no Portal de Mapas Temáticos, com os dados mais pedidos e procurados como, por exemplo, as ações do PARANACIDADE, equipamentos urbanos, iluminação pública, indicadores de desenvolvimento urbano, traçados geográficos básicos, pavimentação e saneamento básico.

Por meio desta ferramenta é possível realizar consultas com informações territoriais, selecionando o tipo de recorte espacial, municipal ou regional, cruzando com dados de população, domicílio, indicador social, infraestrutura urbana - iluminação pública, pavimentação, rede de abastecimento de água, rede de coleta de esgoto e de drenagem -, além de dados sore educação e segurança pública - até o momento-, ou território. Todas essas informações são obtidas no Censo do IBGE, realizado em 2010.

Porém, é necessária a participação dos municípios para que os dados sejam atualizados e, assim, fomentem o crescimento desta ferramenta. "Vamos perseguir a meta de termos acesso à estas informações com peridiocidade anual. Para tanto, pedimos aos representantes dos municípios que atualizem os seus dados", afirma o economista e coordenador de Projetos do Paranacidade, Jerônimo Meira.

O geógrafo Rodrigo Lacerda Marques, do município de Pinhais, se diz fã do SEDU/PARANACIDADE Interativo desde o primeiro momento em que conheceu. Ele afirma que os municípios precisam se desenvolver e, com a ajuda desta ferramenta, é possível ver qual a direção que o município deve tomar.

"Eu gosto muito de pensar da seguinte maneira: o que acontece na casa do meu vizinho interfere na minha vida. O que acontece nos municípios vizinhos ao meu interferem no planejamento do meu. Por exemplo, a partir do momento em que eu mexo em um rio, eu estou atingindo outros municípios por onde este rio passa. E o SEDU/PARANACIDADE Interativo mostra a importância desta integração".

Já, para o engenheiro cartógrafo, Reginaldo Baasch, do município de Araucária, esta é uma ferramenta valiosa para as pessoas saberem o que está acontecendo e terem acesso aos dados de forma simples e rápida. "É um poderoso auxílio ao desenvolvimento e planejamento do meu município”, disse.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.