• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias (Antigas)

25/08/2016

Paraná deverá ser o 1º Estado do País a implantar um projeto de Cidade Inteligente junto com a Universidade de Chicago

Representantes da Universidade de Chicago, em Illinois, Estados Unidos, estiveram nesta semana em reunião com o secretário de Desenvolvimento Urbano (SEDU), Ratinho Junior, para dar início ao projeto, o primeiro da Universidade de Chicago no Brasil, de implementar uma cidade inteligente no Estado do Paraná.

“A cidade inteligente não tem apenas o aspecto tecnológico. Ela busca soluções em políticas públicas, sociais, de saúde, segurança, com foco na criminal, entre outras”, disse o pesquisador, membro do Conselho Internacional de Políticas Públicas da Universidade de Chicago e também tradutor da reunião, Fabio Losso. A ideia inicial da equipe da Universidade de Chicago é a de auxiliar no controle de gestão de pessoas, ou seja, saber o que as pessoas querem nos dizer, por meio de um Banco de Dados.

O representante do grupo norte-americano, professor de direito, políticas públicas e medicina, Anup Malani, é um dos maiores especialistas do mundo em regulação e economia da área de saúde. “A função desta parceria é de criar uma ponte entre o conhecimento e a prática”, destacou.

Na conversa, o grupo procurou definir qual seria o melhor município para receber este projeto. Entre alguns, foi pinçado o de Piraquara, por ser uma cidade que sofre com problemas sociais, áreas de invasões, problemas ambientais e, ainda, tem em sua área um presídio.

Para o professor Anup, as grandes cidades geralmente tem os mesmos problemas, como a criminalidade e desemprego. "Já nas cidades menores, o fator do planejamento urbano pode ser mais focado e o resultado tem muito mais efeito", afirma.

Nesta reunião se definiu um cronograma de trabalho. Para o mês de setembro, será apresentada a proposta de um acordo com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Serviço Social Autônomo (SEDU/Paranacidade) e a Universidade de Chicago. Até o dia 15 deste mesmo mês, a equipe do Paranacidade, comandada pela assessora especial Mônica Vieira, deverá enviar um diagnóstico do município de Piraquara, onde serão detalhados os problemas mais urgentes de cada área. O prefeito do município, Marcus de Souza Tesserolli, será consultado e convidado para ajudar neste trabalho inédito em administração pública.

Já, em outubro, a equipe da Universidade de Chicago deverá enviar a sua proposta, que consiste em uma análise prévia de dados, durante a execução e a pesquisa. "A pesquisa é a parte que mais interessa à equipe da Universidade de Chicago. É o que move a Universidade a vir para o Brasil. Em seguida, iremos auxiliá-los a criar um case, que é um trabalho de colaboração e ambas as partes aprendem com isso", diz, Fabio Losso.

Ao final da reunião, o secretário Ratinho Junior agradeceu ao professor Anup e a toda a equipe. "Estamos muito felizes com a parceria com a Universidade de Chicago. E também muito esperançosos de conseguir concretizar este projeto. Além disso, temos a honra de termos o primeiro projeto do Brasil com a Universidade de Chicago. Temos certeza de que toda a inteligência, expertise e tecnologia que a Universidade tem para nos repassar, será fundamental para podermos proliferar o trabalho para todos os municípios do Paraná", afirma.

Participaram também da reunião, o deputado estadual Guto Silva, a advogada Rejane Schirr, o juíz Felipe Forte Cobo e o advogado Leonardo Losso.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.