• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias (Antigas)

29/08/2016

Governo renova contrato de gestão com o Paranacidade que completa 20 anos de existência e é referência no País

De janeiro de 2011 até agosto de 2016, o Governo do Paraná investiu, pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano (SEDU), mais de R$ 2,26 bilhões em 3.298 ações executadas em municípios de todas as regiões do Estado. Nesta segunda-feira, 29, ao assinar a renovação do contrato de gestão com o Serviço Social Autônomo (Paranacidade), o governador Beto Richa afirmou que o Estado tem obras e ações nos 399 municípios e que fará ainda muito mais. “Em um País de obras inacabadas, nós não temos problemas de obras paradas ou com problemas estruturais”, destacou o secretário da SEDU, Ratinho Junior. Governador e secretário cumprimentaram e ressaltaram a qualidade técnica da equipe, que coloca o Paranacidade como referência no País.

“Nosso governo se orienta por princípios municipalistas, porque acreditamos que é nas cidades que devemos investir, em parceria com as prefeituras, para garantir qualidade de vida aos paranaenses. É nas cidades que a população precisa da presença do poder público para ter uma condição de vida muito melhor”, afirmou Richa.

Nestas duas décadas de existência, o Paranacidade é responsável pela gestão dos projetos apresentados pelos municípios, faz o acompanhamento das obras, garantindo que elas sejam entregues no tempo previsto. É também responsável pelo gerenciamento do Fundo Estadual de Desenvolvimento Urbano (FDU).

RENOVAÇÃO
- A renovação, por mais cinco anos, do contrato de gestão foi assinado pelo governador, pelo superintendente do Paranacidade e secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior, e pelo diretor-geral da pasta, João Carlos Ortega, que firmou o documento em nome da SEDU. O contrato disciplina as relações de cooperação entre o Governo do Estado e o órgão, para a execução das ações previstas em planos, programas, projetos e atividades voltadas ao desenvolvimento urbano, regional e institucional nos municípios. “O Paranacidade é fundamental para o desenvolvimento do Estado. Ao renovar este contrato, temos a certeza do auxílio valoroso deste órgão para investirmos cada vez mais nos municípios paranaenses”, afirmou o governador.

O secretário Ratinho Junior afirmou que o Paranacidade traz mais agilidade e qualidade na execução das obras nos municípios. “Além de não termos obras paradas ou não concluídas, por problemas estruturais, conseguimos acelerar o processo na Secretaria do Tesouro Nacional (STN), em Brasília. Há cerca de quatro anos, levávamos de seis a oito meses para liberar a licitação, a partir do momento em que o prefeito apresentava o projeto. Depois de muito treinamento de nossa equipe, conseguimos diminuir esse prazo para 35 dias. Em relação ao número de projetos também estamos na frente. Só perdemos para o PAC do Governo Federal, nos disse a própria gerente da STN, a senhora Ho Yin Cheng, quando esteve em Curitiba”, afirmou.

Além disso, o Paranacidade dá segurança aos prefeitos e às empresas responsáveis, de que toda obra iniciada será terminada e paga. “No entanto, nenhum recurso é pago se as medições não mostrarem que o trabalho foi executado conforme o projeto. Assim, basta que todos trabalhem direitinho. É bom para todas as partes e, principalmente, para a população que vê onde o dinheiro é aplicado”, disse Ratinho Junior.

Em sua fala, o oitavo superintendente do Paranacidade, Ratinho Junior, fez questão de citar todos os superintendentes que o antecederam e que ajudaram a fazer do Paranacidade um exemplo ao País. Ele lembrou que o Paranacidade surgiu na administração de Lubomir Ficinski. “Um gestor de visão”, enfatizou. Ratinho Junior falou sobre o trabalho deles, nominando também Roberto Dimas del Santoro; Renato Adur; Luiz Forte Neto; Wilson Lipski; Cesar Silvestri e João Carlos Ortega. “Junto com esta equipe de excelência, cada um deu a sua valiosa contribuição”, assegura.

João Carlos Ortega que assinou o contrato pela SEDU e que ocupa a diretoria-geral, ressaltou o compromisso do órgão com a população paranaense. “Nós elaboramos o contrato de licitação das obras e acompanhamos toda a execução, para que elas sejam feitas com qualidade, tendo em vista o bem-estar da população”, disse.

RENOVAÇÃO – A renovação do contrato de gestão foi discutida na 140ª reunião ordinária do Conselho de Administração do Paranacidade, feita no início deste mês. O trabalho desenvolvido pelo órgão foi ressaltado pelos membros do conselho, que é formado por representantes do governo e da sociedade civil. Na ocasião, Ratinho Junior reforçou a implantação de um acordo de metas e resultados com todos os técnicos e funcionários, o que agilizou os processos no órgão.

Ele citou melhorias em todos os Escritórios Regionais. O trabalho do Paranacidade, afirmou o secretário, é reconhecido por outros estados brasileiros. O órgão também recebeu o Prêmio Mundo GEO da América Latina 2016, conquistando o primeiro lugar na categoria Gestão Pública – estadual e federal -, com a implantação do sistema Sedu/Paranacidade Interativo, uma ferramenta que mostra a realidade dos municípios em tempo real.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade os secretários da Justiça, Trabalho e Diretos Humanos, Artagão Junior; do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antonio Bonetti, e do Planejamento e Coordenação Geral, Cyllêneo Pessoa; e os deputados estaduais Nelson Justus, José Carlos Schiavinato e Stephanes Junior.

Para BOX

Conselheiros definem metas
para as ações do Paranacidade


Na reunião ordinária do Conselho de Administração do Paranacidade, foi feita a análise de alterações e revisões de metas do Plano de Ação Estratégica de 2016 e a apresentação de relatório de homologações, com números de ações e assuntos gerais. Todas as questões levantadas foram aprovadas pelos conselheiros.

São metas tornar o Paranacidade integrante do Pacto Global para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; implantar nova política de gestão de pessoal, modernizar a administração tributária e a gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT), estimular a criação de núcleos municipais de Planejamento e Indicadores de Desenvolvimento Urbano, implantar e aplicar o GIS Sedu/Paranacidade Interativo em 130 municípios.

O Conselho de Administração do Paranacidade é presidido pelo secretário da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, e integrado pelos secretários do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior; do Planejamento e Coordenação Geral, Cyllêneo Pessoa Junior, e do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antonio Bonetti; do vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Hélio Bampi; e dos presidentes da Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio), Darci Piana; do Instituto dos Arquitetos do Paraná, Cristina Dudeque; e do Instituto de Engenharia do Paraná, Gilberto Piva.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.