• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias (Antigas)

10/12/2016

“Resgatar e valorizar as pessoas que ajudam a construir as cidades e a transformar o Paraná é a melhor parte do Paranacidade”, afirma Ratinho Junior

O Serviço Social Autônomo (Paranacidade) completa 20 anos de existência em 2016. Para comemorar, um jantar de confraternização reuniu nesta semana, no restaurante Dona Helena, em Curitiba, todos os ex-secretários do Desenvolvimento Urbano (SEDU) e superintendentes do órgão, Lubomir Ficinski, Roberto Dimas Del Santoro, Renato Adur, Wilson Bley Lipski, João Carlos Ortega, e o atual, Ratinho Junior. "Hoje é um dia de agradecimento. Estamos reunidos aqui para comemorar a história do Paranacidade. Todos aqui já viajaram para algum lugar, não é mesmo? E qual a melhor parte da viagem? A volta para casa. E é justamente o que estamos fazendo aqui esta noite, voltando para casa, resgatando e valorizando as pessoas que ajudaram a construir as cidades, a transformar o Paraná e a fazer do Paranacidade uma instituição respeitada no Brasil e no exterior", comemorou Ratinho Junior.

Além deles, de todos os funcionários, colaboradores e, inclusive, os chefes dos Escritórios Regionais do Paranacidade, também estiveram presentes o ex-governador Orlando Pessuti, representando o BRDE e, ainda, o governador Beto Richa; o diretor de operações do setor público da Fomento Paraná, o arquiteto Omar Sabbag Filho; o gerente geral da Caixa Econômica Federal (CEF), Sérgio Fernando Protz; e o representante do Banco do Brasil, Sebastião Soares. 

As comemorações tiveram início com um discurso da advogada, e funcionária do Paranacidade desde o seu início, Rosana de Fátima Menarin. "A história desta entidade é resultado de uma construção, permanente e ininterrupta, de todos aqueles que acreditam que a força do conjunto é mais do que a soma de interesses particulares. Foram 20 anos bem vividos", destacou Rosana. 

Em seguida, cada ex-secretário e superintendente foi chamado à frente e recebeu de funcionários, um crachá e um capacete do Paranacidade, para se lembrarem de todo o trabalho que realizaram naquela época. O primeiro, criador do Paranacidade, Lubomir Ficinski, fez um breve relato de sua história. Disse que, se algum dia tivesse oportunidade, criaria uma entidade que fosse extremamente eficiente, que respeitasse os prefeitos e na qual eles pudessem realmente expor os seus problemas. Uma entidade montada com gente da melhor qualidade. 

FESTEJAR O FECHAMENTO - "Esta entidade, o Paranacidade, provou ser tão eficiente, que o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) veio à Curitiba festejar o fechamento do projeto. Ele me disse o seguinte: eu fui a muitos inícios de projetos, mas este é o primeiro que eu fecho", lembrou Ficinski.

Depois dele, foi a vez de Roberto Dimas Del Santoro. Visivelmente emocionado, agradeceu ao Lubomir, a quem chamou de pai, e a todos que acreditaram, naquela época, que era possível fazer uma coisa diferente, em um projeto novo. Já, Renato Adur prestou um pequeno depoimento sobre a sua chegada ao Paranacidade. Ele contou que se surpreendeu favoravelmente com a qualidade e a expertise da equipe formada na gestão anterior. 

"Ao completar três anos de gestão, levamos mais de quatro mil obras nos 399 municípios do Paraná. Nós reconhecemos o trabalho feito na gestão anterior, aplicamos aquilo que já havia sido conquistado pela gestão anterior e deixamos um legado para as gestões futuras". Adur ainda contou que, ao final do trabalho, receberam do BID um certificado e o reconhecimento que o Paranacidade era um exemplo para o Brasil em termos de tecnologia, desenvolvimento e planejamento. 

ALÉM DAS OBRAS - João Carlos Ortega agradeceu ao secretário Ratinho Junior pela oportunidade de substituí-lo, por um período, como secretário e superintendente, e de hoje estar novamente diretor-geral da SEDU. Após os agradecimentos, Ortega afirmou que conhecendo como cada profissional trabalha, concluiu que eles vão além da obra, além da capacidade. "Vocês são demais!", festejou.

O superintendente executivo do Paranacidade, Wilson Bley Lipski, fez um discurso de agradecimento pela possibilidade de estar há 14 anos no Paranacidade, não só à frente da Superintendência Executiva, como também secretário e superintendente, advogado e assessor jurídico.  "Nós construímos, nestes 20 anos, mais de 15 mil ações. Talvez na rotina, a gente não se dê conta do que já fizemos. Mas nós também estabelecemos políticas públicas, executamos e construímos a cada dia um Paraná melhor, o Paraná que nós queremos e que nós merecemos", afirmou.

ORGULHO DO TRABALHO - Finalmente, o atual secretário e superintendente Ratinho Junior, fez uso da palavra. "Quando pensamos em fazer esse jantar de comemoração, fiz questão de convidar todos os que fizeram a história do Paranacidade. Em um País de obras inacabadas, onde as instituições públicas estão desmoralizadas, termos um órgão como este é para orgulhar a todos os paranaenses. E um dos dias que mais me orgulhou de estar à frente da SEDU, foi quando a gerente da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Ho Yin Cheng, veio dar uma palestra na SEDU e me disse que o Paranacidade e a SEDU só perdem para o PAC em volume de projetos no País", relatou Ratinho Junior. 

Além disso, o secretário exaltou obras que, talvez para quem não tem um olhar social, sejam simples, mas que fazem a diferença na vida de milhares de pessoas. Citou como exemplo, o 'Meu Campinho', um projeto trazido da Alemanha, que leva quadras de grama sintética para bairros carentes e cidades pequenas. "Hoje, os filhos dos paranaenses jogam bola nos mesmos campinhos que os filhos dos alemães. Isso é mérito nosso. Fazemos projetos não só de engenharia, mas projetos sociais", destacou.

O ex-governador Orlando Pessuti começou o seu discurso afirmando: "o Paranacidade faz 20, mas é dez!". Após contar sobre suas experiências e história de convergência com a entidade, Pessuti terminou o discurso citando o trecho de uma música de Almir Sater. "Cada um de nós compõe a sua história, cada ser carrega em si o dom de ser capaz e de ser feliz. O Paranacidade é uma história de construção, que propicia, a cada momento, a felicidade para milhões de paranaenses".

VESTIR A CAMISA - Após discursos e homenagens, foi servido o jantar e todos puderam colocar suas conversas em dia e curtir a noite. Para a coordenadora do Escritório Regional, em Londrina, Monica Sciarra Mandeli, trabalhar no Paranacidade é gratificante. "Temos uma equipe muito boa em Londrina. Vestimos a camisa da instituição para poder finalizar nossas obras e contribuir com os municípios, prefeitos e população", afirmou.

Já, para o coordenador do Escritório Regional de Ponta Grossa, João Paulo Ribeiro Santana, o Jopa, a função do Paranacidade vai muito além de levar para os municípios, especialmente para os pequenos e mais carentes, simplesmente obras de infraestrutura urbana, como pavimentação, calçadas e rampas de acessibilidade. "O Paranacidade tem uma gama de produtos que resultam em uma função social. Dentro da malha urbana há obras civis e de arte, como trincheiras, pontes e equipamentos que fazem jus ao seu nome de Serviço Social Autônomo”, disse. 

Além do jantar, a semana contou com outros eventos comemorativos para os funcionários. Na quarta-feira, 07, Wilson Bley Lipski deu uma palestra sobre "Os Avanços do Paranacidade". Na quinta-feira, 08, pela manhã, houve a palestra sobre "Gestão da Performance e Excelência Profissional", com Marcelo Karam, e à tarde, Wilson Bley, mais os diretores de Operações, Alvaro Cabrini Junior, e de Administração e Finanças, Claudio Stabile, fizeram a exposição das metas do Paranacidade para 2017. 

“Mas, ao longo deste ano, a programação de festejos, pelos 20 Anos do Paranacidade, foi intensa e marcante. Contou até com uma exposição itinerante sobre a história da instituição, com fotos e vídeos”, realçou Claudio Stabile.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.