• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias (Antigas)

28/03/2017

Novas parcerias unem Universidades, Prefeituras e Governo do Paraná em favor da população

O secretário do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior, idealizou um projeto que une a Secretaria do Desenvolvimento Urbano (SEDU), Serviço Social Autônomo (Paranacidade), Universidades e prefeituras, em uma parceria para projetos arquitetônicos e de urbanismo que beneficia os municípios e a população. “A grande dificuldade que nós temos é de fazer projetos dentro dos municípios. Os jovens, com cabeças novas, estudantes de arquitetura, urbanismo e design, podem dar ideias novas e serem a solução para muitas demandas dos municípios”, afirma Ratinho Junior.

Na manhã desta segunda-feira, 27, os professores da Escola de Arquitetura e Design da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), André Turbay e Gilda Amaral, estiveram no Paranacidade, em reunião com o prefeito de Palmeira, Edir Havrechaki. O município foi escolhido pelo secretário Ratinho Junior para este primeiro projeto por apresentar diversas demandas de interesse da população.

Os cerca de 150 alunos da PUC farão uma pesquisa in loco, durante uma visita ao município marcada para esta quarta-feira, 29. Com esses dados poderão elaborar um diagnóstico, e depois um projeto ligado ao desenvolvimento urbano do município. “Nós daremos um direcionamento aos alunos, com orientação para que aproveitem o potencial histórico de Palmeira, façam o reordenamento do Plano Diretor Municipal e ao final apresentem um projeto estratégico”, disse Turbay.

O objetivo dos orientadores é que surjam ideias novas, algumas alinhadas e outras até um pouco absurdas. "Mas, certamente, teremos produtos que poderão ser apresentados ao município”, explica Turbay.

Estavam presentes também na reunião, profissionais do Paranacidade, entre eles, o superintendente executivo Wilson Bley Lipski, o arquiteto Giancarlo Rocco e o coordenador administrativo, Daniel Romanowski.

“Ás vezes, o que nós pensamos aqui, muitas vezes não se efetiva na realidade. Por isso, precisamos manter esta discussão permanente, para aprimorarmos, adquirirmos novos conhecimentos e termos efetividade nas nossas ações. Nós queremos financiar com propósito de desenvolver o Paraná e a população ter um grande ganho com isso”, afirma Lipski.

“A princípio, está programado o dia 05 de maio para a realização de um workshop para os alunos da PUC tirarem dúvidas sobre fundamentação, diretrizes e entendimento de políticas públicas. E, em seguida, se poderia fazer o lançamento do programa”, adianta Rocco.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.