• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias (Antigas)

29/03/2017

SEDU/Paranacidade buscam a uniformização do entendimento sobre pavimentação urbana no Paraná

Engenheiros, analistas municipais e demais profissionais do Serviço Social Autônomo (Paranacidade) iniciaram nesta semana o Painel 1 do Fórum para Uniformização do Entendimento sobre Pavimentação Urbana, dividido em sete painéis: Legislação; Seleção de Pavimentos para Vias Urbanas; Drenagem Urbana como Ferramenta de Sustentabilidade para as Cidades; Construção da Pavimentação Urbana; Fiscalização das Obras Públicas; Orçamento e Pavimentos em Concreto. O encontro foi no Auditório da Secretaria do Desenvolvimento Urbano (SEDU), em Curitiba.
 
Em 2016, já foram apresentadas este tipo de capacitação. Agora, as atividades foram retomadas com o Painel 1. E os temas abordados foram “Noções Gerais sobre Contribuição de Melhoria” e “Acessibilidade: Passeios, Rampas, Acesso de Veículos e Sinalização”. As palestras foram realizadas pelos analistas de desenvolvimento municipal do Paranacidade, Jorge Goelzer e David Piovezan Pierin .
 
“Dentre os 96 tributos que temos no Brasil, a Contribuição de Melhorias é o mais complexo, pela dificuldade e pela operacionalização. Este tributo possui um potencial latente gerador de receita. Qualificando os nossos funcionários e os tributaristas das prefeituras, nós fazemos com que os municípios tenham um fortalecimento financeiro, arrecadem melhor a receita, tenham condições de contratar mais financiamentos com o Paranacidade e, ainda, valorizem cada vez mais os imóveis e as suas respectivas cidades”, afirma Goelzer.
 
Já, a segunda palestra focou na adequação dos projetos e obras de pavimentação, supervisionadas pelo Paranacidade, à legislação e às normas de acessibilidade que estabelecem os critérios e detalhes mínimos para a qualidade dos trechos executados. “A apresentação não teve como objetivo apresentar e detalhar todos os parâmetros das normas, mas sensibilizar os técnicos para a necessidade de analisar os projetos e executar as obras, observando as normas que, além de cumprirem a função de tornar as vias acessíveis, funcionam como indicadores de qualidade de projeto e execução”, explica Pierin.
 
 
Os próximos temas serão abordados nos dias 04, 11 e 18 de abril, sobre os seguintes temas: Legislação Urbana, Plano Diretor e Plano de Ação e Investimentos; Classificação das Vias, Lei do Sistema Viário e Alinhamento Predial; Interferências com o Meio Urbano – Importância de Conhecer o Local – e Parecer Urbanístico; Licenças Ambientais e Utilização da Cartografia – Sedu/Paranacidade Interativo.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.