• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias (Antigas)

12/08/2017

Estado tem sistema pioneiro para ajudar a gestão nos municípios

O sistema Sedu/Paranacidade Interativo (http://www.paranainterativo.pr.gov.br) é inédito no Brasil e recebeu, no ano passado, o Prêmio Mundo GEO#Connect LatinAmerica, ficando em 1º lugar na categoria em Gestão Pública Estadual e Federal. “O sucesso dessa iniciativa inédita na administração pública chama a atenção e serve de referência para outros estados que têm interesse em copiar o modelo do Paraná”, ressalta o secretário do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior.

A ferramenta é como um banco de dados em formato de mapa. Os usuários podem acessar informações do Estado inteiro ou selecionar os territórios das micro ou mesorregiões geográficas, associações de municípios, regiões metropolitanas, cidades ou a área de abrangência dos escritórios regionais do Paranacidade.

RECORTES – A partir daí, é possível fazer o levantamento populacional com recortes específicos, como a população urbana e rural e o gênero dos habitantes, dados demográficos, índice de desenvolvimento e o levantamento das estruturas públicas disponíveis, como escolas e delegacias. Uma das funcionalidades é medir a porcentagem de vias pavimentadas nos municípios e qual a situação de cada rua, o que permite planejar as obras mais necessárias.

AGILIDADE – O secretário estadual do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior, destaca que a ferramenta traz mais agilidade aos gestores públicos na elaboração de políticas que atingem a população. “Com isso, os gestores têm condições para atender as demandas da população com a velocidade de suas necessidades, sem deixar de lado a economia aos cofres públicos”, diz.

EFICAZ – Para o superintendente do Paranacidade, Wilson Bley, os recursos do sistema permitem que o dinheiro público seja investido de forma eficaz. “Algumas vezes os prefeitos vêm à secretaria atrás de recursos para a instalação de um portal na cidade, por exemplo. Pela ferramenta conseguimos visualizar que outras demandas são necessárias, como recape ou iluminação pública”, explica.

Em outros casos, o prefeito quer fazer uma pavimentação onde a taxa de ocupação é muito pequena, enquanto locais com maior índice demográfico têm mais necessidade. “Essa ferramenta nos traz elementos que permitem filtrar as demandas e a direcioná-las à ação que trará melhores resultados à população”, ressalta Bley.

CONSULTA ÀS OBRAS – O Sedu/Paranacidade Interativo também possibilita a consulta às obras de infraestrutura que são executadas nas cidades com recursos disponibilizados pelo Estado, por meio de financiamentos ou transferência direta. Além disso, é possível calcular o custo das obras de pavimentação ou recape asfáltico, baseado na área a ser asfaltada e no valor de cada pavimento.

O sistema de georreferenciamento é também um importante subsídio na elaboração dos planos diretores dos municípios. “Por ser um banco de dados que abrange todos os municípios, a ferramenta ajuda muito na tomada de decisão. Os técnicos têm condições de acessar o sistema interativo e realizar as consultas, utilizando os mapas temáticos, gráficos e relatórios, que podem ser impressos ou salvos como arquivo”, explica o analista de Desenvolvimento Municipal do Paranacidade, Cristiano Zaclikevicz.

DADOS – Os dados que abastecem o sistema são fornecidos por órgãos como Sanepar, Copel, secretarias estaduais do Desenvolvimento Urbano, Educação e Segurança Pública e pelas próprias prefeituras, com base nos planos diretores elaborados pelos municípios. As informações estatísticas, como os dados populacionais e os índices de desenvolvimento, são do Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

GRATUITA
– A ferramenta está disponível gratuitamente para todos os gestores públicos. A Secretaria do Desenvolvimento Urbano e o Paranacidade promoveram treinamentos em todas as regionais para capacitar os gestores para utilizarem o sistema.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.