• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias (Antigas)

29/08/2017

Mais 13 municípios entram no Programa “Meu Campinho” e somam, agora, um total de 27

Nesta terça-feira, 29, mais 13 prefeitos estiveram no Auditório da Secretaria do Desenvolvimento Urbano para assinarem convênios do Programa “Meu Campinho”. Assim, o Paraná vai poder contar, dentro de pouco tempo, com a instalação de um total de 27 “Meu Campinho”. Cada prefeito presente recebeu autorização para aplicar R$ 380 mil à realização dos espaços esportivos. Os recursos de hoje somam um total de R$ 4,94 milhões e são a fundo perdido. Isto significa que eles não precisarão devolver a verba aos cofres públicos do Estado. O “Meu Campinho” são espaços, com grama sintética, iluminação e segurança, para crianças e adolescentes praticarem esportes em horários em que não estão na escola. “Além de protegê-los dos riscos das drogas e da violência das ruas, oferecem uma oportunidade de mudança de vida, com a descoberta de novos talentos do futebol”, destaca o secretário da Pasta, Carlos Roberto Ratinho Junior, que trouxe a ideia de programa similar social e esportivo desenvolvido na Alemanha.

Além do campo de futebol, o programa prevê uma Academia ao Ar Livre para pessoas da Terceira Idade, um Parque Infantil para as crianças menores, e se houver interesse, uma pérgola com mesa de jogos para adultos, além da demarcação de quadra de vôlei para a família. No Paraná, o objetivo, de acordo com Ratinho Junior, é chegar, em um rápido prazo a 60 municípios, ainda, neste ano. Mas a meta é buscar a implantação deles em todo o Estado do Paraná.

O programa da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e do Serviço Social Autônomo (SEDU/Paranacidade) oferece, gratuitamente, acesso à prática esportiva em quadras de campo sintético instaladas nas cidades em atividades no contraturno escolar. “O município pode usar essa cancha no momento em que a criança está fora da sala de aula, para poder treinar, criar a cultura da prática esportiva e exercitar uma vida saudável”, destacou Ratinho Junior.

O secretário afirma que a demanda dos prefeitos é grande o que demonstra que o projeto tem dado bons resultados e que em breve, mais cidades serão atendidas. Após a assinatura dos convênios com os prefeitos, o arquiteto e urbanista Giancarlo Rocco apresentou os possíveis projetos a serem escolhidos e, ainda, sugestões mais avançadas, como na Academia ao Ar Livre, há quatro equipamentos para deficientes físicos. E, ainda, balanços para pessoas cadeirantes, entre outros. Alguns prefeitos fizeram perguntas e Giancarlo esclareceu todas as dúvidas.

DEPOIMENTOS
- Os deputados que apoiam o Programa em suas Regiões estiveram presentes ao evento. O Dr. Batista falou em nome de seus pares, entre eles, os deputados Márcio Nunes, Elio Rush, Guto Silva, Repórter Cobra e Adelino Ribeiro.. “Quando se fala em esporte, se fala em saúde. E, no Paraná, nós temos pessoas como o governador Beto Richa e o secretário de Estado, Ratinho Junior, que enxergam o futuro. Ratinho Junior e Beto Richa fazem no presente, o futuro. E, nós só temos que incentivar e aplaudir”.

Já, para o prefeito de Jandaia do Sul, Benedito Pupio, o povo do Paraná é diferenciado. “Assim como Beto Richa e Ratinho Junior fazem o melhor para o município e sua gente, nós vamos implantar todos esses equipamentos esportivos do Meu Campinho no local em que estamos restaurando a Antiga Estação Ferroviária. Será um Centro Esportivo para toda a criançada e toda a população. Apenas matriculados em Escola Pública em nossa cidade são 1.700 crianças de sete até 17 anos. Quando tudo ficar pronto, será uma festa diária”, disse Pupio.

Os municípios que receberão os campinhos são:

Apucarana; Bom Sucesso; Cambira; Catanduvas; Cruzeiro D´Oeste; Curiúva; Inácio Martins; Ivaiporã; Jandaia do Sul ; Marumbi ; Ortigueira; Rio Negro e Santa Cruz do Monte Castelo.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.