• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias (Antigas)

21/09/2017

Fórum normatiza conhecimentos e entendimentos sobre “pavimentação urbana”

Empregados, técnicos e colaboradores do Serviço Social Autônomo (Paranacidade) participaram na manhã desta quinta-feira, 21, do Fórum para Uniformização do Entendimento sobre Pavimentação Urbana, no auditório da Secretaria do Desenvolvimento Urbano (SEDU), no Centro Cívico, em Curitiba.

O Fórum mostra projetos inovadores, com novos conceitos de engenharia civil, que apontam para soluções aos problemas urbanos. O Fórum é dividido em sete painéis. Este é o de número 03, e aborda as questões sobre Drenagem Urbana como ferramenta de sustentabilidade para as cidades. O tema foi abordado em palestra pelo analista de desenvolvimento municipal do Paranacidade, o engenheiro civil Luiz Antônio Xavier da Silveira.

De acordo com Xavier, o Fórum procura fazer uma uniformização de conhecimentos e de objetivos do projeto, com análise, nivelamento, e outros detalhes necessários para a promoção de uma melhor visão sobre os problemas referentes a pavimentação e drenagem. “Neste Painel 03, mostrei os conceitos mais contemporâneos sobre drenagem que se referem à sustentabilidade das cidades”, explicou.

DIVERSOS ASPECTOS
- Os assuntos abordados pelo engenheiro civil são: os aspectos de macrodrenagem; aspectos de microdrenagem; coleta de águas pluviais; engenharia de paisagem; a drenagem urbana para evitar erosões; projetos de micro e macro drenagem; soluções de drenagem em Curitiba, em Piraquara, Campo Largo, no litoral e no interior do Estado (com solo de basalto e arenito); procedimento de escavação e recomposição de base para implantação de rede de galerias pluviais (escoramento de valas); contenção de taludes e tipos de tubulação.

A analista de desenvolvimento municipal, engenheira civil Luciana Ramos Dobis, que estava presente, falou sobre o Fórum. “Estes Fóruns são importantes para conhecermos a realidade e problemas dos projetos. E, nesse caso, problemas e soluções de drenagem em outros municípios. Além da questão de sustentabilidade, algo que não costumamos pensar muito durante a execução de um projeto”.

O próximo Fórum, o de número 04, será na manhã da próxima quinta-feira, 28, e abordará a questão da Construção de Pavimentação Urbana. E, assim como o de hoje, também será acompanhado, por meio de videoconferência, pelas equipes dos Escritórios Regionais do Paranacidade”, disse a coordenadora do Grupo de Trabalho e Capacitação Interna do Paranacidade, a advogada”, Maria Geltrude Borguezan, a Geda.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.