• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias (Antigas)

10/10/2017

Paraná quer se tornar o 1º Estado do mundo a ter implantados os objetivos da Agenda 2030 da ONU em seus 399 municípios

O Paraná se prepara para ser o primeiro Estado do mundo a ter implantados em todo o seu território os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), contidos na Agenda 2030 da ONU. Ou seja, os 399 municípios paranaenses se tornarão universais na proposta que os fará interligados, de forma equilibrada, nas três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental. Para isto, presidentes de Associações de Municípios do Paraná assinaram o Termo de Adesão aos ODS, da Agenda 2030 da ONU e suas metas. “É preciso dar garantias de direitos aos cidadãos. E os senhores prefeitos que vão elaborar o próximo Plano Plurianual Municipal (PPA), já podem colocar os princípios da ONU em seus projetos e orçamentos. Pois, sabemos que é nas cidades que as coisas acontecem”, sugeriu o secretário do Desenvolvimento Urbano (SEDU), João Carlos Ortega.
 
O evento se deu no auditório da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), no centro de Curitiba, nesta terça-feira, 10. Os prefeitos, presidentes de Associações, foram recepcionados pelo presidente da AMP, prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto. Além dele, compuseram a mesa do evento a secretária executiva do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (CEDES), Kelly Guimarães; o presidente do Corpo Consular do Paraná, Thomas Neves; o diretor-presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche; o o secretário de Estado para Assuntos Estratégicos, Edgar Bueno - ambos do Movimento ODS -; o secretário de Estado da SEDU, João Carlos Ortega; e o diretor de Relações Institucionais da Copel, Cristiano Hotz.

Hotz anunciou aos presentes a parceria da empresa, junto com o Serviço Social Autônomo (Paranacidade, da SEDU), e com a CEDES para a criação do Escritório de representação do Programa Cidades da ONU para a Região Sul do Brasil. “Com mais esta ação, com certeza, teremos o reconhecimento da ONU”, disse Micheletto, olhando na direção da presidente da Organização Mundial das Famílias, a representante da ONU , Deisi Kusztra. Ela estava no evento, ao lado da representante do Programa Cidades do Pacto Global da ONU, Rosane de Souza, e do articulador do ODS, o analista de desenvolvimento municipal do Paranacidade, Geraldo Farias.

Os presidentes de Associações de Municípios assinaram os documentos e prometeram incluir os objetivos em seus PPAs e Leis Orçamentárias Anuais (LOAs).
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.