• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias (Antigas)

12/10/2017

Relatório final da 6ª Conferência Estadual das Cidades é entregue ao secretário da SEDU

Pela primeira vez, após a realização de uma Conferência Estadual das Cidades no Paraná foi realizado um levantamento total de todo o trabalho executado no período. Neste caso, nos dias 16, 17 e 18 de agosto último, durante a realização da 6ª Conferência Estadual das Cidades, em Foz do Iguaçu. O Relatório Final foi entregue, nesta semana, ao secretário do Desenvolvimento Urbano (SEDU), João Carlos Ortega. “O documento mostra que o resultado do trabalho foi muito bom. O próximo passo será a entrega das propostas paranaenses na próxima Conferência Nacional das Cidades, que será realizada em Brasília”, destacou Ortega.

No último dia da Conferência, em Foz do Iguaçu, foi aplicada uma pesquisa de satisfação entre todos os participantes que preencheram um formulário e responderam a diversas questões. Perguntas e respostas, assim como o Relatório Final da 6ª Conferência Estadual das Cidades, em sua íntegra, já estão disponíveis no site do ConCidades/PR no seguinte endereço eletrônico: www.concidades.pr.gov.br .

No Relatório há análises sobre os dois Seminários e três Grupos de Trabalho que abordaram temas de relevância para o desenvolvimento urbano, como o Seminário do Estatuto da Metrópole, sobre o tema do evento: “o papel do Conselho estadual das Cidades, CONCIDADES Paraná, na Estrutura de Governança Interfederativa das Regiões Metropolitanas e Aglomerações Urbanas, de acordo com o Capítulo III”.

Também há dados a respeito do Seminário sobre Fracking, onde as discussões foram em torno da Lei Estadual nº 18.947/2016, que proíbe a concessão de alvará ou de licenciamento para a utilização do solo para a exploração do gás de xisto, pelo método Fracking para os próximos 10 anos.

Na Plenária Final, realizada no dia 18 de agosto, foram votados e aprovados os destaques, moções e prioridades estaduais e nacionais, discutidos e avaliados em três diferentes Grupos de Trabalho. Ainda, foram eleitos os delegados e suplentes que deverão acompanhar a 6ª Conferência Nacional das Cidades, em Brasília, em data a ser ainda definida. Ainda foram eleitos os conselheiros para o triênio da nova gestão do ConCidades Paraná.

Na ocasião, coube ao secretário executivo do ConCidades/PR, Mauro Rockenbach, encerrar o evento e agradecer a presença e participação de todos os presentes, em nome do secretário estadual da época, Carlos Massa Ratinho Junior. Junto com Rockenbach, o relarório foi entregue ao atual secretário da Pasta, João Carlos Ortega, os coordenadores executivos e adjunta da 6ª Conferência Estadual das Cidades, respectivamente, Antônio Weinhardt Junior e Alessandra Arruda Nunes.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.