• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias (Antigas)

19/10/2017

Governador amplia convite a mais municípios do Paraná para adesão aos ODS, da Agenda 2030 da ONU

O governador Beto Richa, junto com secretários de Estado, entre eles o do Desenvolvimento Urbano (SEDU), João Carlos Ortega, convidou os prefeitos dos municípios do Paraná a aderirem ao Termo de Adesão aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), contidos na Agenda 2030 da ONU. O convite foi feito durante evento de assinatura de convênios que aconteceu nesta semana no Palácio Iguaçu.

 

“O Paraná é o primeiro Estado do mundo a adotar a municipalização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável apresentados pelas Nações Unidas. Contamos com o apoio e a adesão de todos os nossos prefeitos e prefeitas, aqui presentes, para que adotem essas medidas em seus municípios. A Agenda 2030 da ONU visa melhor qualidade de vida às pessoas, bem estar, respeito ao meio ambiente e uma série de regras para que possamos desenvolver os nossos municípios de maneira sustentável”, argumentou o governador.

 

Mais 40 municípios do Estado do Paraná assinaram o Termo de Compromisso com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e suas 169 metas. No dia 10 de Outubro, presidentes de Associações de Municípios do Paraná  também assinaram o Termo de Adesão aos ODS.

 

O secretário da SEDU e também superintendente do Serviço Social Autônomo (Paranacidade), João Carlos Ortega, enfatizou que os municípios podem participar, sensibilizando e defendendo a ideia junto ao conjunto de administração e suas respectivas Prefeituras. “Os prefeitos podem fazer um levantamento da situação atual de seu município em relação aos ODS, definir as prioridades, atualizar o Plano Diretor e elaborar o Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LDO), alinhados à Agenda 2030 e aos ODS. E, desta forma, podem contribuir com um novo marco na promoção do desenvolvimento territorial inclusivo, integrado e sustentável”, destacou.

 

AGENDA 2030 - A Agenda 2030 foi oficialmente adotada pelos líderes mundiais de 193 países membros da ONU. O objetivo, aqui, é promover a adesão dos 399 municípios do Paraná, fundamentais para que os ODS sejam atingidos, pois são onde as mudanças ocorrem.  A Agenda 2030 é um Plano de Ação e foi criada para colocar o mundo em um caminho mais sustentável e resiliente, incentivando ações em áreas de fundamental importância para a humanidade e para o mundo: as pessoas, o planeta, a paz, a prosperidade e as parcerias.

 

“Os ODS são baseados no princípio de parceria. Atingir os objetivos será impossível sem a cooperação e participação de todos, levando em consideração as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental”, explica Keli Guimarães, vice presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (CEDES). 

 

O articulador dos ODS no Paranacidade, o engenheiro florestal Geraldo Farias, fala sobre a importância da participação dos municípios.   “Juntos, demonstram compartilhamento da visão de futuro e do planejamento estratégico, maior integração institucional em relação às questões ambientais, sociais e econômicas; direcionamento de ações em programas, projetos representativos e estruturantes; atração de financiamentos, capital, inteligência, experiências, inovação e mais visibilidade e projeção ao seu município – atualizando o planejamento e a gestão”, explicou. 

 

A municipalização dos ODS é um esforço do Governo do Estado do Paraná, por meio do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (CEDES), em parceria com o Serviço Social Autônomo (Paranacidade), a Copel, a Sanepar, Celepar e com apoio do Tribunal de Contas do Estado, mais a Associação de Municípios do Paraná e Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, entre outras instituições.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.