• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias (Antigas)

27/10/2017

Laços de cooperação e parceria são ratificados, após um ano, pela representante do Programa Cidades do Pacto Global da ONU, com a SEDU e Paranacidade



Há exatamente um ano, a representante do Programa Cidades do Pacto Global das Nações Unidas, a australiana Elizabeth Ryan, esteve na Secretaria do Desenvolvimento Urbano (SEDU) e Serviço Social Autônomo (Paranacidade) para assinar o Memorando que descreve as intenções do Programa Cidades do Pacto Global da ONU e do Paranacidade, de trabalhar em parceria para promover o desenvolvimento urbano sustentável. Elizabeth esteve novamente no Paranacidade, na manhã desta sexta-feira, 27, para assinar, acompanhada do secretário do Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega, do superintendente executivo do Paranacidade, Wilson Bley Lipski e do articulador dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Paranacidade, o engenheiro florestal Geraldo Farias, o Termo de Continuidade do Memorando de Entendimento, ratificando-o e reforçando os laços de cooperação.

“Esta cooperação é muito importante para que possamos ter uma parceria e levar o desenvolvimento sustentável aos municípios. Além das nossas entidades governamentais parceiras, estamos fazendo um trabalho junto às Associações de Municípios do Paraná, para que todos os 399 municípios adiram ao Programa Cidades e aos ODS. Estamos, também, orientando os municípios para que coloquem os ODS em seu Plano Diretor, no Plano Plurianual (PPA) e na Lei Orçamentária Anual”, discursa Ortega.

Durante a reunião, que teve tradução simultânea, uma parte da equipe de colaboradores que compõe o grupo responsável pelo encaminhamento de ações internas e externas referentes ao Pacto Global, Programa Cidades e ODS, discutiu sobre quais trabalhos estão sendo realizados para que sejam adequados os 17 ODS; sobre a Plataforma de Mecanismo de Implementação para o Desenvolvimento Urbano Sustentável (IFSU) – Nova Agenda Urbana, sobre o City Scan e, ainda, apresentaram à Elizabeth as funcionalidades da ferramenta SEDU/Paranacidade Interativo.

“De um ano para cá, minhas expectativas sobre o que eu iria encontrar aqui foram excedidas. Agora nós teremos um local físico, um escritório, sediado na Companhia Paranaense de Energia (COPEL), através das parcerias estendidas com o Paranacidade, o Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (CEDES) e a COPEL, e isso era algo que eu não estava esperando e estou muito feliz que isso esteja acontecendo”, comenta Elizabeth Ryan, acrescentando, ainda, que o escritório ajudará a acelerar o trabalho com os municípios, aumentar as parcerias e trabalhar com os ODS.

A cooperação e execução de ações relacionadas ao Programa Cidades do Pacto Global, é uma atuação conjunta e de parceria, que reconhece que ambas as organizações tem interesses comuns e objetivos de melhorar a qualidade de vida da população e de promover a colaboração intersetorial. “Alinhado a premissas de desenvolvimento sustentável, com a participação efetiva do setor produtivo e da sociedade civil, este é o meio para conhecer e enfrentar desafios do desenvolvimento sustentável urbano”, explica Geraldo Farias.

De acordo com o superintendente executivo Wilson Bley, o Paranacidade procura a excelência, e trazer estes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para a instituição foi uma decisão muito simples. “O nosso desafio, o qual assumimos há um ano, nós estamos desenvolvendo. Mais do que fazer com que os municípios assumam essa postura e assinem um termo para aceitação dos ODS, nós queremos que eles cumpram isso em sua pauta diária. E é este desafio que estamos assumindo e vamos conseguir”, afirma.

OUTRAS AGENDAS - Além destes compromissos, a vinda de Elizabeth Ryan ao Brasil se deu pela oportunidade de realizar a inauguração do Escritório do Programa Cidades da América Latina e do Brasil, na Universidade de São Paulo, em São Paulo, no último dia 24, com a presença de representantes do Paranacidade, do CEDES e da COPEL, e para a inauguração do Centro do Programa Cidades do Pacto Global das Nações Unidas no Sul do Brasil, no próximo dia 31, com sede na COPEL. Este escritório, em parceria com o Paranacidade e o CEDES, terá, entre outros, a finalidade de alavancar uma rede de parceiros de todos os setores para apoiar ações e projetos alinhados com a Agenda 2030 da ONU, em particular as ODS 11 e 17, na Região Sul do Brasil, incluindo parceiros existentes e participantes do Programa Cidades e participantes regionais.

Estiveram também presentes na reunião, os colaboradores do Paranacidade, as engenheiras civis Camila Mileke Scucato e Patrícia Quintino, a advogada e representante do Comitê de Funcionários do Pacto Global Rosana de Fátima Menarin, o analista de sistemas e coordenador de TI Leandro Victorino de Moura, o engenheiro cartógrafo Cristiano Zaclikevicz, o administrador de empresas e coordenador de RH, Carlo Andre Hakim, o engenheiro civil Alvenir Pendiuk, a superintendente da Coordenação do Meio Ambiente e Responsabilidade Social da COPEL, Jocéli de Andrade Bogusz, a vice presidente do CEDES, Keli Guimarães e Adriana Tavares da Assembleia Legislativa do Paraná.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.