• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias (Antigas)

01/11/2017

Klabin quer ceder 6,4 milhões de m2 de terras para ampliar o desenvolvimento de Telêmaco Borba

Telêmaco Borba, município da Região dos Campos Gerais do Paraná, considerado a Capital Nacional do Papel, referência nacional no setor madeireiro, onde se localiza a maior fábrica de papel da América Latina, a Klabin, tem a perspectiva de crescer ainda mais. “Um sonho de décadas”, diz o prefeito de Telêmaco Borba, Márcio Artur de Matos. Nesta semana, ele e mais os gerentes de Relações com a Comunidade e o de Gente e Gestão, respectivamente Uilson Paiva e Sales Bueno, estiveram na Secretaria do Desenvolvimento Urbano (SEDU), onde foram recebidos pelo secretário da Pasta, João Carlos Ortega. Juntos, eles analisaram a melhor maneira de a Klabin fazer uma cessão de 6,4 milhões de m2 de terras para Telêmaco Borba. Nela haverá um novo Centro Cívico, parques, jardins, espaços para lazer e de preservação ambiental, além de centenas de moradias.

Neste novo Centro Cívico serão construídas as sedes da Prefeitura, da Câmara de Vereadores e do 26º Batalhão de Polícia. As centenas de moradias deverão ser levantadas em uma área de 2,1 milhões de m2. E para a mobilidade urbana há projeto pronto para a construção de uma trincheira e de uma grande Avenida de acesso, ligando a PR – 160 até onde se localiza o Estádio Mini Centro. O traçado mostra que, em quatro mil metros, a Avenida terá duas vias, com três pistas cada uma, com 30 metros de largura. Ortega demonstrou sua satisfação pelo apoio da Klabin ao desenvolvimento do município, mas chamou a atenção para a necessidade de observar os critérios exigidos pela Lei do Plano Diretor Municipal. Todos concordaram.

NOVAS REUNIÕES
- Para isto, novas reuniões serão realizadas, com a participação de engenheiros e técnicos do Serviço Social Autônomo (Paranacidade), da Prefeitura de Telêmaco Borba e da própria Klabin. Na reunião desta manhã, estava também o geólogo e analista de Desenvolvimento Municipal do Paranacidade, Carlos Augusto Storer; a engenheira civil municipal, Isabele Adamoviski; e o chefe de gabinete daquela Prefeitura, Wanderley Carneiro; além do deputado estadual Alexandre Curi, que demonstrava o seu entusiasmo. “O município vai criar centenas de empregos e rendas para a população”, destacou.

O interesse da Klabin pelo projeto é o de “contribuir para a expansão urbana da Cidade Pólo da Região, que sem este projeto, tem restrição de espaço para crescer e progredir mais. Esta carência tem acarretado preços muito altos de aluguel e de compra de imóveis”, destacou Paiva. Já, Bueno destacou a criação imediata de 5.000 empregos na construção civil e o retorno fiscal para o município. “Esta maneira de agir da Klabin é uma tendência mundial, onde se constroem bairros planejados e com vistas ao futuro de cerca de 15 a 20 anos”, enfatizou Bueno.

OUTRAS AUDIÊNCIAS - Também estiveram na SEDU, nesta semana, o prefeito de Bocaiúva do Sul, Florismundo Junior; o vice-prefeito, Adriano Pollita; o presidente da Câmara Municipal, Luiz Leão; e o vereador Luiz Carlos Bassetti; além do prefeito de Pérola, Darlan Scalco, e o deputado estadual Márcio Nunes. Mais o prefeito de Salgado Filho, Helton Pfeifer, acompanhado do vereador Doelio Rosa e do deputado estadual Wilmar Reichenback; o prefeito de Paiçandu, Tarsício Marques dos Reis e o deputado estadual Manoel Batista Jr, o dr. Batista; e o prefeito de Pato Branco, Augustinho Zicchi. Eles conversaram com João Carlos Ortega sobre projetos para os seus respectivos municípios.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.