• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias (Antigas)

16/11/2017

Ideais comuns provocam parceria entre o PNUD no Brasil e SEDU/Paranacidade

O secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano (SEDU), João Carlos Ortega, recebeu nesta semana dois representantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Da Agência líder da Rede Global de Desenvolvimento da ONU, estiveram na SEDU o diretor para o Brasil, o francês Didier Trebucq, e a assistente residente e coordenadora da área Programática, Maristela Marques Baioni. Ambos conheceram mais de perto o trabalho realizado pela SEDU e Serviço Social Autônomo (Paranacidade), junto aos 399 municípios do Paraná em busca do desenvolvimento urbano e humano, como preconiza a Agenda 2030 da ONU, da qual são signatários. “Temos ideais comuns no trabalho de combate à pobreza, pelo desenvolvimento e na proteção dos direitos humanos e no tratamento igualitário”, disse Ortega, ao dar as boas vindas aos visitantes e citar os principais Programas da SEDU e Paranacidade. Ao fim da reunião, alinhavaram uma parceria. “Temos um guarda-chuva de temas qualificados de demandas, para montarmos uma boa estrutura para um projeto de parceria entre PNUD e SEDU/Paranacidade”, arrematou Didier.

Da reunião também participaram, pelo Paranacidade, o superintendente executivo, Wilson Lipski; o diretor de Operações, Álvaro Cabrini Junior; o articulador do Programa Cidades e ODS na instituição, Geraldo Farias; os coordenadores e técnicos das diversas áreas de atuação da SEDU/Paranacidade; do Conselho Estadual do Desenvolvimento Econômico e Social do Paraná, Keli Guimarães; e o assessor de Relações Internacionais de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó, entre outros. Os coordenadores e técnicos do Paranacidade apresentaram aos visitantes o Sistema de Financiamento de Ações aos Municípios (SFM), os Programas de Capacitação de Servidores Públicos, o de Planos Diretores Municipais (PDMs), a ferramenta SEDU/Paranacidade Interativo e as Ações já inseridas no Pacto Global, Programa Cidades e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU.

“Nós recomendamos que dentro de todas as ações e, em especial, nos Planos Diretores Municipais, os 399 prefeitos insiram e adotem os ODS, com o compromisso de não deixar ninguém para trás, como recomenda a ONU, pois reconhecemos que as mudanças ocorrem efetivamente nos respectivos municípios”, enfatizou Ortega. Todas as ações foram elogiadas e anotadas pelos visitantes. “Nós ficamos muito impressionados com a ferramenta usada pelos senhores, cuja tabela pode imediatamente mostrar aos agentes públicos o levantamento de custos de suas futuras obras. Isto evita desperdício de tempo e de recursos financeiros, além de qualquer tipo de desvios”, disseram Didier e Maristela.

NOVA PARCERIA - Os dois representantes do PNUD também fizeram uma mostra dos trabalhos que realizam, inclusive com os municípios da Região Oeste do Paraná, junto com a Itaipu Binacional. “Nós temos novos desafios, mas apreciamos firmar parceria com os senhores. Juntos, podemos integrar, inovar e incluir novos conhecimentos”, destacou Maristela.

Maristela explicou que o PNUD faz uma análise dos cenários, testa as variáveis, os dados e “brinca”, ao buscar novas soluções para o desenvolvimento sustentável de todos. “Podemos trabalhar com cenários futuros para o Brasil”, explicou Maristela. Didier também acenou com a possibilidade de fechar uma parceria ao dizer: “temos propósitos comuns e muito ainda a construir. Podemos ser a primeira geração a erradicar a pobreza e a última a tratar do clima como deve ser”.

Lipski argumentou que o Paranacidade pode ser certificado para o PNUD, como órgão para os ODS. E emendou o convite para uma próxima reunião. Imediatamente os representantes da ONU aceitaram a oferta e já alinhavaram algumas linhas da pauta para o próximo encontro, com data a ser ainda marcada.

Desta reunião também participaram, pelo Paranacidade, os coordenadores de Programas: o economista Jerônimo Meira, e o de Estudos e Captação de Recursos, engenheiro civil Alexandre Simas; além dos analistas de Sistema Municipal, o geógrafo Carlos Storer; a engenheira civil Camila Scucato; o arquiteto Fernando Caetano e o engenheiro cartógrafo Cristiano Zaclikevicz.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.