• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias (Antigas)

13/12/2017

SEDU/Paranacidade batem novo recorde de investimentos nos municípios do Paraná

Com um PIB maior do que o dobro do País, 2,9% a mais, o Paraná também bateu recorde de investimentos em obras, serviços e ações pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano (SEDU). Nesta administração, só pela SEDU os investimentos chegaram a superar R$ 2,5 bilhões em 3.927 ações em todas as Regiões do Paraná. Este e outros dados foram apresentados nas duas últimas Reuniões Ordinárias do Conselho de Administração do Paranacidade, a 145ª e a 146ª, as últimas deste ano, realizadas nesta semana na Sala do Conselho do Serviço Social Autônomo (Paranacidade), em Curitiba, com a presença do secretário da Pasta e também superintendente do Paranacidade, João Carlos Ortega, que agora se encontra em Genebra, Suíça, para a Reunião da World Family Organization, na ONU. “Este valor de investimentos e de obras e ações nos municípios do Paraná bate um novo recorde na história da instituição e transformaram a vida de milhares de pessoas em todas as Regiões do Paraná”, enfatizou Ortega, na ocasião.

Na 145ª Reunião do Conselho, em Curitiba, a primeira parte foi destinada à Revisão Orçamentária no exercício de 2017 e, em seguida, para a apresentação do Relatório de Homologações no período de 26 de novembro a 10 de dezembro deste ano. Já na 146ª Reunião do Conselho, que se deu após, foi apresentado e aprovado o Plano de Ação Estratégica para 2018 e o respectivo Orçamento, além de assuntos gerais e o Calendário de Reuniões para o próximo ano. Essas explanações foram feitas pelo diretor de Administração e Finanças, Claudio Stabile, e pelo superintendente executivo, Wilson Bley Lipski. A última parte do encontro foi ocupada pelo procurador jurídico, advogado Raul Siqueira, que falou sobre a importância do Programa Compliance, já implantado na instituição. Os três profissionais são do Paranacidade.

APLICAÇÕES - Ainda sobre investimentos, Lipski, disse que, apenas neste ano, em todo o Estado, as atividades pela SEDU /Paranacidade foram realizados mais de 3.533 km de pavimentações e 2.892 km de calçadas, com rampas de acessibilidade, que garantiram a proteção da vida e melhor mobilidade urbana para todos. Além disso, embelezaram as cidades e valorizaram os imóveis.

Também foram construídos 492 edifícios para dar agilidade e melhor qualidade aos serviços públicos, como em novos Postos de Saúde, Hospitais, Escolas e outros; 73 praças, 13 quadras, nove complexos esportivos, de esportes e sete parques, além dos Meus Campinhos e de ciclovias para oferecer espaços de novas oportunidades de vida e de lazer às famílias; 38 barracões industriais que geraram empregos e renda às pessoas; a compra de 1.258 veículos e equipamentos para recompor os parques de máquinas das Prefeituras. “São estes e tantos outros benefícios que alavancaram o desenvolvimento harmônico e transformaram a vida das pessoas em todas as Regiões do Paraná”, reafirmou Ortega.

COMPLIANCE - Em um vídeo de apenas três minutos, o procurador jurídico Raul Siqueira mostrou aos presentes o que significa integridade no ambiente de trabalho. “É sobre isto, conceitos, práticas éticas e combate à corrupção, com estabelecimento de parâmetros, critérios e respeito à Legislação, que trata o Programa Compliance Paranacidade”, afirmou. Ele ainda, explicou que o Programa prevê a prevenir, detectar e corrigir distorções no serviço público, em ações com todos os prefeitos do Paraná. “Ao firmar um contrato, um edital, um convênio com a SEDU/Paranacidade, o prefeito põe sua assinatura em uma cláusula anticorrupção, que implementa este comportamento ético e respeitoso com a coisa pública. A nossa intenção é quebrar o paradigma da corrupção, das fraudes. Mapear riscos , identificá-los e evita-los”, explicou.

Para que o objetivo seja alcançado haverá treinamento dos participantes do Programa, implementação no processo de comunicação, investigações e ajustes no Código de Ética da instituição e o trabalho será contínuo, com base em regras, normas e, sobretudo, na Legislação. “Embora, felizmente, não exista qualquer desvio ou registro no Tribunal de Contas, no Ministério Público, ou outro local qualquer sobre a lisura do trabalho até o momento realizado, a corrupção está tão avassaladora que é bom prevenir qualquer risco”, defende Ortega, lembrando que o programa Complience foi criado ainda na gestão do secretário Ratinho Junior.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.