• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias (Antigas)

20/01/2018

Benefícios à população do Programa “Internet para Todos”, mostrado pelo ministro Kassab, despertam atenção de secretários de Estado, deputados e prefeitos do Paraná na AMP

O secretário do Desenvolvimento Urbano (SEDU), João Carlos Ortega, acompanhou a apresentação do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab,  do Programa “Internet para Todos”. O programa visa a conecção de milhares de localidades do Brasil, pela Internet de Banda Larga, por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC). O evento foi na sede da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), em Curitiba, na tarde desta sexta-feira, 19, onde estiveram secretários de Estado, deputados federais e estaduais, além de prefeitos do Paraná interessados em implantar este programa em seus respectivos municípios.

 

Foz do Iguaçu será a primeira cidade do Paraná a receber o programa, em caráter experimental. Para aderir ao programa, os prefeitos precisam fazer um pedido formal ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Depois, definir o local onde a antena será instalada e enviar projeto à Câmara Municipal propondo isenção de impostos sobre a operação. “É um imenso incentivo ao desenvolvimento e progresso dos pequenos municípios”, enfatizou Ortega, cuja Secretaria de Estado atende aos 399 municípios do Paraná.

 

Ao lado do presidente da AMP, 2º vice-presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) prefeito de Assis Chateubriand, Marcel Micheletto, Kassab convidou os prefeitos a participarem do programa. “A adesão dos prefeitos a este projeto é muito importante, já que ele leva internet a 60 milhões de brasileiros que não têm conectividade à rede”, disse o ministro. Micheletto agradeceu o apoio e a presença inédita de um ministro de Estado na sede da AMP. “O Governo Federal merece elogios por investir fortemente em um projeto tão relevante para o Brasil. Temos de agradecer ao ministro e ao governo por isso”, destacou.

 

INVESTIMENTOS -  Lançado ao espaço em maio deste ano, o SGDC é o primeiro artefato geoestacionário brasileiro de uso civil e militar. O projeto recebeu R$ 2,7 bilhões em investimentos do Governo Federal, em parceria entre o MCTIC e o Ministério da Defesa. A ação tem início previsto para o primeiro trimestre deste ano. Na primeira etapa, beneficiará 500 municípios de todas as R do País. O Internet para Todos vai beneficiar 40 mil unidades públicas (municipais, estaduais e federais) que não contam com acesso à internet banda larga.

 

Também estiveram presentes à apresentação de Kassab, o secretário estadual de Planejamento e Coordenação Geral do Governo do Paraná, Juraci Barbosa Sobrinho, representando o governador Beto Richa;  o presidente dos Correios, Guilherme Campos; os deputados federais Evandro Roman e Alex Canziani; e os deputados estaduais Ratinho Junior, Guto Silva, Márcio Nunes e Rubens Recalcatti.

 

 

Com Assessoria de Comunicação da AMP e Ministério da Ciência e Tecnologia

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.