• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias

23/10/2019

Ortega mostra modelo de Projeto de Rotas Acessíveis para Quitandinha

O secretário do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU), João Carlos Ortega, apresentou, no fim da tarde desta terça-feira, 22, na Câmara Municipal de Quitandinha, palestra sobre o tema “Projeto das Rotas Acessíveis”. O principal objetivo é mostrar e discutir a estrutura urbana e as necessidades existentes em cada local para facilitar o deslocamento das pessoas. “Temos de garantir maior qualidade de vida para todos. E a SEDU e o Serviço Social Autônomo (Paranacidade) oferecem um serviço que facilita a realização dos Projetos Municipais. Trata-se da ferramenta SEDU/Paranacidade Interativo”, destacou Ortega.

O secretário deixou claro, aos presentes, a modernidade oferecida por essa ferramenta que já mereceu Prêmio Latino Americano, como a melhor existente em administração pública. Entre as propostas expostas aos gestores públicos estão a otimização de calçadas, com acessibilidade, e vias urbanas centrais, alternativas para melhorar os passeios e as pistas destinadas aos veículos e aos pedestres. “Ruas necessitam de árvores para dar sombras às pessoas e também aos carros, quando estacionam. À noite, por exemplo, a iluminação é essencial à segurança”, destacou, entre outros detalhes, o secretário João Carlos Ortega.

Além do modelo de Quitandinha, os gestores e o público em geral podem fazer consultas sobre “Rotas Acessíveis” também para os Municípios de Campo do Tenente, Mandirituba, Contenda e Tijucas do Sul. “Mas, os técnicos já trabalham para incluir os Municípios da Lapa, Agudos do Sul, Piên e Rio Negro. E embora Fazenda Rio Grande também faça parte da AMSULEP, está mais ligada aos interesses semelhantes da Região Metropolitana de Curitiba (ASSOMEC)”, explicou o secretário da SEDU.

Na apresentação, o arquiteto urbanista e analista de Desenvolvimento Municipal do Paranacidade, Fernando Caetano, também falou sobre o tema aos presentes. No fim do ano de 2018, Caetano apresentou o Projeto de Rotas Acessíveis durante o 54º Congresso Anual  da Sociedade Internacional de Planejadores Urbanos e Regionais – ISOCARP -, em Bodo, na Noruega.

O diretor-geral da SEDU, Francisco Santos, também acompanhava o secretário Ortega em Quitandinha.

Para acessar a ferramenta: www.paranainterativo.pr.gov.br

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.