• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias

17/12/2019

Paranacidade faz Seminário de Avaliação do Ano e apresentação do Planejamento para 2020

A avaliação de resultados obtidos em 2019 e o Planejamento Estratégico para o ano de 2020 foram os temas do Seminário promovido na tarde desta segunda-feira, 16,  pelo Serviço Social Autônomo (Paranacidade). Na abertura do encontro, o secretário do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU) e superintendente da instituição, João Carlos Ortega, avaliou positivamente os trabalhos realizados no ano e falou sobre as metas para os próximos 12 meses. “Foi um período de muito trabalho para vencer os desafios, mas o saldo foi altamente positivo. Tivemos que nos desdobrar em dedicação, em todos os níveis, para atender as diretrizes do governador Carlos Massa Ratinho Junior, as demandas da população, apresentadas pelas Prefeituras, e dar a resposta técnica com qualidade, eficiência e a rapidez necessárias. Muitas vezes, tivemos de nos reinventar; mas ganhamos musculatura para ter uma atuação ainda melhor”, destacou Ortega.

O superintendente executivo, Álvaro Cabrini, fez uma apresentação institucional dos resultados a partir dos Programas do Paranacidade para a promoção do desenvolvimento urbano e das ferramentas disponibilizadas no apoio aos Municípios, no encaminhamento de demandas e na apresentação e realização de projetos. A adesão de 334 Prefeituras aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da ONU; a licitação em andamento para a contratação dos serviços à elaboração dos Planos de Desenvolvimento Urbano Integrado para as Regiões Metropolitanas de Londrina, Maringá e Cascavel; os Projetos “Rotas Acessíveis”, para melhorar a qualidade da urbanização em setores específicos dos municípios; “Ruas do Paraná”, que propõem Projetos Integrados de Pavimentação, Captação de Águas Pluviais; Acessibilidade, Iluminação e Urbanização; “Zero Energy”, que vai levar mais economia no gasto com energia e a geração de energia fotovoltaica para 180 Escolas em uma primeira fase; e o “Ilumina Paraná”, para a melhoria da iluminação pública pela substituição de luminárias convencionais por sistemas a LED, foram alguns dos exemplos citados.

O procurador jurídico, Luciano Borges, destacou o comprometimento da instituição com a qualidade, em todos os procedimentos, para atender a Legislação e as exigências dos Tribunais de Contas. “O Paranacidade, além da sua reconhecida qualidade técnica em relação aos projetos de engenharia, garante aos Prefeitos a segurança jurídica, por meio de um rigoroso acompanhamento. Ou seja, os processos realizados, aqui, trazem a garantia de que tudo acontece conforme o que a Lei determina”, afirmou.

Participaram do Seminário, além da diretoria do Paranacidade e da SEDU, os gestores setoriais e funcionários de todos os Escritórios Regionais da Instituição.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.