• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias

19/04/2022

Secretário conhece detalhes da Universidade dos Prefeitos, inédita no País

O secretário do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU), Augustinho Zucchi, recebeu, nesta terça-feira, 19, a Superintendente Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES), Keli Guimarães. Na oportunidade, conheceu detalhes da Universidade dos Prefeitos, projeto do Governo do Paraná, em parceria com a Organização Mundial da Família e a UNITAR, Agência da Organização das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa. “Todo prefeito deveria fazer um curso para conhecer as exigências e os detalhes da administração municipal. Preparo e conhecimento são fundamentais para que a população não sofra”, disse o secretário Zucchi, em relação ao Projeto.

Zucchi foi convidado também para reunião com os gestores municipais de todo o Estado, marcada para o próximo dia 03 de maio, no Palácio Iguaçu, com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior. “Nesse encontro, será feito um alinhamento preparatório, com as Associações de Municípios, para o lançamento do projeto em data a ser divulgada em breve”, informou Keli Guimarães.

Keli Guimarães explicou que a Universidade dos Prefeitos irá capacitar em gestão municipal, na elaboração de projetos para a obtenção de recursos internacionais a fundo perdido e no repasse de informações sobre organismos como o Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), entre outros. “Os participantes terão acesso ao que há de melhor no Mundo. Há muito recurso disponível a fundo perdido para financiar o desenvolvimento dos Municípios, mas faltam os projetos para a obtenção desses fundos”, afirmou a superintendente.

O primeiro curso terá a duração de nove meses, com duas aulas semanais, pela Internet. A certificação será pela Universidade de Genebra, UNITAR, e por uma das Universidades Estaduais paranaenses. O objetivo é capacitar todos os prefeitos e vice-prefeitos do Paraná. “Pela primeira vez, um organismo da ONU dará um treinamento em Português”, enfatizou Keli. O memorando que deu início ao processo que viabiliza o curso foi assinado pelo governador Ratinho Junior e os representantes dos Organismos Internacionais durante o Paraná Business Experience, evento simultâneo à Expo Dubai, em outubro de 2021.

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.