• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias

05/05/2022

Paranacidade incorpora nova tecnologia ao Portal dos Municípios e agiliza mais as ações

O Serviço Social Autônomo Paranacidade dá mais um passo em direção a tornar-se uma empresa 5.0, ao incorporar mais uma inovação aos seus procedimentos. A partir de 30 de maio, todas as medições em processos de aquisições e de obras municipais, autorizadas pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU), serão feitas exclusivamente via Portal dos Municípios.

“A ferramenta traz várias facilidades ao processo de medição remota. O envio e incorporação de documentos passam a ser feitos por um único lugar; as informações ficam acessíveis em tempo real e a qualquer tempo, tanto para os técnicos das Prefeituras quanto aos do Paranacidade, agregando mais agilidade ao processo”, explica André Minoro Fusioka, analista de Tecnologia da Informação, um dos responsáveis pelo desenvolvimento da novidade.

Para a superintendente executiva da empresa, Camila Mileke Scucato, “a qualidade do atendimento ganha muito com a aplicação da tecnologia. Desde o início da pandemia, em 2020, passamos a fazer as medições à distância, com a troca de solicitações e documentos por e-mail. Foi um grande avanço, mas precisávamos de maior controle, agilidade e facilidade na operação”, enfatiza.

O ex-coordenador do Escritório Regional da Região Metropolitana de Curitiba e Litoral, Chico Santos, foi um dos que estimulou a criação do recurso. Ele conta que havia correções a serem feitas no Sistema, via e-mail, para dar mais velocidade e segurança às operações.

“Os analistas precisavam ter controles pessoais, em planilhas eletrônicas ou em papel, para acompanhar a evolução dos processos. Além disso, quando um técnico saía em férias, ou se afastava por motivo de doença, as análises sob a sua responsabilidade paravam uma vez que as anotações, e o recebimento de documentos estavam vinculadas ao e-mail dele”.

A diferença, é que, agora, qualquer técnico credenciado do Paranacidade terá acesso aos procedimentos e poderá responder ou fazer solicitações às Prefeituras, no momento em que as demandas acontecem, e dar prosseguimento aos processos.

No próximo dia 09 de maio de 2022, o sistema passará a funcionar para todas as ações de aquisição de equipamentos, máquinas e serviços. As medições de obras estarão totalmente incorporadas ao Portal dos Municípios até o dia 30 do mesmo mês.

As medições são necessárias para registrar as etapas de execução dos contratos de aquisições ou de obras. É também com base nos relatórios de medições que são feitas as liberações de recursos para o pagamento das empresas executantes. Os repasses são feitos à medida em que são cumpridas as etapas de cada projeto.

MEDIÇÕES REMOTAS – As medições à distância começaram a ser feitas no Paranacidade após a chegada da pandemia do COVID - 19, em março de 2022. As limitações sanitárias, embora impedissem o trabalho presencial, não paralisaram o atendimento no Paranacidade.

Uma rotina para a troca de pedidos e envio de documentos ou solicitações de correções foi adotada com o uso dos endereços de e-mails dos analistas do Paranacidade e dos técnicos das Prefeituras.

EMPRESA 5.0 – O atual coordenador do Escritório Regional de Curitiba, Hélio Roberto Marzalek Junior considera a tecnologia como item indispensável para a melhoria dos processos administrativos. Para ele, a determinação do Paranacidade em inovar mostra o seu alinhamento com o pensamento do governador Ratinho Junior de modernizar a estrutura do Estado e suas operações.

“Trata-se de um ponto de convergência entre as demandas e a busca da eficiência. E o uso da tecnologia, além de fundamental, passa a ser uma exigência para quem busca melhores resultados. É o Paranacidade cada vez mais perto de ser uma Empresa 5.0”, assegura Marzalek.

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.