• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias

13/05/2022

Municípios da RMC conhecem opções de projetos e ferramentas de apoio ao Desenvolvimento Urbano

Para o secretário de Curitiba, Leverci Silveira Filho, as apresentações revelaram, além do grande número de opções em apoio aos Municípios, a melhoria na qualidade dos serviços oferecidos pelo Governo do Paraná. “Tivemos uma demonstração de quanto o Governo do Estado aprimora suas ações, cada vez com mais profissionalismo. As informações que podem ser obtidas, com as ferramentas do Paranacidade, auxiliam na elaboração de Projetos que buscam a obtenção de recursos”, pontuou Leverci.

APOIO TOTAL - Na sua apresentação, Camila Scucato mostrou a gama de Projetos Municipais elegíveis a receber o apoio financeiro do Governo do Paraná, via Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, com a análise técnica e fiscalização, na execução, do Paranacidade. O Portal dos Municípios, interface para o encaminhamento de documentos na tramitação dos Projetos; os tipos de obras e aquisições, que se enquadram na linha de atendimento, e o Banco de Projetos de Edificações foram destaque. “As ferramentas desenvolvidas e os processos internos do Paranacidade têm como objetivos promover agilidade, facilidade na comunicação e garantir a transparência nas operações de crédito, processos licitatórios e na execução dos projetos”, afirmou.

Na apresentação do aplicativo SEDU/Paranacidade Interativo, Cristiano Zaclikevicz  discorreu sobre as informações, disponíveis aos Municípios, que podem auxiliar nas decisões de investimento dos recursos públicos e na elaboração do Planejamento Municipal. “Não há como planejar sem conhecer o espaço. A plataforma é aberta e disponibiliza muitas informações sobre os Municípios, o cruzamento de dados que revelam a estrutura instalada e as necessidades dos espaços urbanos. Em alguns casos, por exemplo, é possível fazer até previsões de recursos necessários a obras de pavimentação ou para a troca de sistemas de iluminação pública por equipamentos mais eficientes e sustentáveis”, enfatizou.

O encontro foi conduzido pelo diretor da Secretaria de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Jornalista e advogado Luiz Ribeiro.

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.