• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias

16/11/2022

SEDU e Paranacidade apresentam Projetos Sustentáveis para o Desenvolvimento Urbano do Paraná

A Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU) e o Serviço Social Autônomo Paranacidade participam, a partir de hoje, 16, 17 e 18 de novembro, no Rafain Palace & Convention, em Foz do Iguaçu, do evento Governo 5.0. Neste ano, o tema “Desenvolve Paraná – Sustentabilidade a serviço da população” mostra as propostas de atuação em todas as Secretarias, Autarquias e Órgãos do Governo. As instituições apresentarão aos prefeitos e técnicos municipais dos 399 Municípios paranaenses os programas e ferramentas que disponibilizam às Prefeituras para a promoção do Desenvolvimento Urbano, dentro de critérios de sustentabilidade.

Faz parte do portfólio de atuação da SEDU viabilizar, via Programa de Transferência Voluntária ou por Operações de Crédito, via Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM), os projetos desenvolvidos e executados pelos próprios gestores públicos. Além das condições legais exigidas às Prefeituras, há padrões voltados aos cuidados com o meio ambiente e com a melhoria da vida das pessoas que precisam ser observados para a liberação de recursos.

Entre as possibilidades estão Projetos para a substituição de Sistemas de Iluminação Pública tradicionais, de alto consumo de energia, por outros, a LED, mais eficientes e econômicos. Outra possibilidade é a implantação de sistemas de produção de energia por Painéis Fotovoltaicos em edifícios públicos.

Os Municípios podem, ainda, pleitear por recursos para a pavimentação de vias urbanas. Nesses casos, há condições como, por exemplo, a inclusão de passeios para pedestres, ciclovias, passagens elevadas, rampas de acessibilidade, espaços para ajardinamento e galerias pluviais.

Em relação à promoção de melhorias na vida das pessoas, há várias possibilidades como a implantação de Barracões Industriais, Centros Comerciais ou Centro de Eventos, que objetivam estimular as economias locais e criar oportunidades para empreendedores e, ainda, mais postos de trabalho.

As áreas social e cultural também são contempladas com a viabilização de recursos para a construção de Museus, Teatros, Centros de Convivência, Centros de Atendimento ao Idoso, e Centros de Atendimento a Crianças.

FERRAMENTAS – O apoio da SEDU e do Paranacidade aos Municípios vai além. Enquanto a Secretaria conduz o atendimento aos Municípios na liberação dos recursos, o Paranacidade faz a análise técnica para a aprovação das propostas, o acompanhamento das suas execuções e das medições para a liberação dos pagamentos.

Esses processos são facilitados com ferramentas de alta tecnologia desenvolvidas pelo corpo técnico do Serviço Social, como o Portal dos Municípios e o SEDU Paranacidade Interativo. São Portais que reúnem diversos aplicativos para o encaminhamento de solicitações e de documentos ou que fornecem dados fundamentais para a concepção dos projetos. São exemplos do uso da tecnologia em benefício das administrações municipais e de acesso gratuito.

Além de agilizar os procedimentos, o Portal dos Municípios colabora com o meio ambiente, uma vez que com a digitalização de documentos são economizadas toneladas de papel todos os anos. Ao mesmo tempo, transferência digital de informações diminui a necessidade de deslocamento entre as cidades e os escritórios do Paranacidade, o que economiza combustível, reduz o desgaste de veículos e aumenta a segurança dos profissionais com o menor número de viagens.

VÍDEOS – Serão exibidos dois vídeos. Um sobre o Manual de Campanha de Sensibilização, para conhecimento e irradiação dos ODSs, de acordo com o preconiza a Agenda 2030 da ONU. O vídeo é explicativo e orienta aos agentes públicos a baixarem o Manual em PDF. O outro vídeo é sobre os 25 Anos do Paranacidade e as suas inúmeras realizações em favor da população dos 399 Municípios paranaenses.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.